Concurso: resultados finais das provas práticas e de títulos devem sair ainda esta semana

Prefeitura quer que candidatos classificados comecem a trabalhar a partir de 1º de julho
segunda-feira, 02 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Leonardo Vellozo/Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Leonardo Vellozo/Arquivo A VOZ DA SERRA)

Os resultados definitivos das provas práticas e de títulos do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo devem ser divulgados nesta semana. No último domingo, 1º, candidatos ao cargo de instrutor de corte industrial realizaram novamente a avaliação prática depois que a comissão do concurso anulou o teste porque descobriu que o avaliador, que aplicou a prova pela primeira vez, em meados de março, concorreu a uma vaga de instrutor de produção e controle de qualidade no processo seletivo, o que é ilegal. A irregularidade, porém, não prejudicou a avaliação dos outros 14 cargos que também tiveram prova prática.

A prova de títulos, exclusiva para candidatos aos cargos de nível superior e professor (nível médio), foi realizada em janeiro. Essa etapa do concurso acrescentou pontos à nota final daqueles avaliados que entregaram diplomas com titulação acima do exigido pelos requisitos mínimos para ocupar os cargos. Isto é, para os cargos de nível superior, os candidatos deveriam apresentar certificados de pós-graduação (mestrado e doutorado); e para o cargo de professor, diploma de graduação. Após a etapa de recursos, o resultado definitivo também deve ser divulgado nesta semana.

Conforme A VOZ DA SERRA noticiou na última sexta-feira, 29 de abril, candidatos classificados no concurso devem começar a trabalhar a partir de julho deste ano. A Prefeitura de Nova Friburgo quer homologar o resultado final em duas etapas: em torno de 90% das vagas até o dia 15 de maio e o restante até 15 de junho. “É o tempo hábil, em razão da quantidade de vagas, para a administração pública fazer o procedimento de investidura e posse para que os novos servidores comecem a trabalhar no dia 1º de julho”, disse o integrante da comissão, André Gripp. 

O governo municipal pretendia que os candidatos classificados no processo seletivo fossem convocados até o fim de abril, quando terminou o prazo dos contratos de funcionários temporários, mas isso não aconteceu por atrasos e falhas no concurso. Na última quinta-feira, 28 de abril, a Câmara de Vereadores renovou, com ressalvas, os mais de 500 contratos dos temporários por mais dois meses. O governo tem que cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público, que exige a substituição por funcionários concursados.

TAF na Justiça

Ainda segue na 1ª Vara Cívil de Nova Friburgo a ação da Defensoria Pública que pede a anulação do Teste de Aptidão Física (TAF), aplicado em fevereiro, em Olaria.

Diferentemente da prova prática, que analisou as habilidades dos candidatos com ferramentas e máquinas, o TAF avaliou o condicionamento físico de candidatos. A comissão do concurso informou que não aguardará o resultado do julgamento porque acredita que a Justiça dará ganho de causa para a prefeitura.

“Nós não podemos aguardar o trâmite do processo porque temos até o fim de junho para convocar os classificados no concurso. Estamos em ano eleitoral, por isso, a homologação deve acontecer em no máximo três meses, antes do início do pleito. Nós acreditamos que a Justiça vai considerar o teste de aptidão física legal, porque o edital do concurso foi aprovado sem restrições pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)”, argumentou André Gripp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso 2015
Publicidade