Concurso da Prefeitura: classificados começam a trabalhar no dia 1º de julho

Enquanto isso, município tenta prorrogar na Justiça os contratos dos temporários por mais dois meses
quinta-feira, 28 de abril de 2016
por Alerrandre Barros
Concurso da Prefeitura: classificados começam a trabalhar no dia 1º de julho

Os candidatos classificados no concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo devem começar a trabalhar daqui a 63 dias. A comissão do processo seletivo informou nesta quinta-feira, 28, que o concurso será homologado em duas etapas: em torno de 90% das vagas até o dia 15 de maio e o restante até 15 de junho. “É o tempo hábil, em razão da quantidade de vagas, para a administração pública fazer o procedimento de investidura e posse para que os novos servidores comecem a trabalhar no dia 1º de julho”, disse ontem o integrante da comissão do concurso, André Gripp.  

O governo municipal queria que os candidatos classificados no processo seletivo fossem convocados até o fim deste mês, quando termina o prazo de validade dos contratos dos funcionários temporários, mas isso não vai acontecer porque ainda não estão disponíveis os resultados definitivos das provas prática e de títulos. Ainda há o processo judicial sobre o teste de aptidão física, mas a comissão do concurso acredita que a avaliação não será anulada pela Justiça.

“Nós não podemos aguardar o trâmite do processo porque temos até o fim de junho para convocar os classificados no concurso. Estamos em ano eleitoral, por isso, a homologação deve acontecer em no máximo três meses, antes do início do pleito. Nós acreditamos que a Justiça vai considerar o teste de aptidão física legal, porque o edital do concurso foi aprovado sem restrições pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)”, explicou Gripp. 

Nesta quinta-feira, 28, a prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores o pedido de prorrogação dos contratos dos funcionários temporários por mais dois meses. O governo tem que cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público, que exige a substituição dos temporários por funcionários concursados. Desde 2014, os contratos já foram renovados mais de cinco vezes. Na terça-feira, 26, o Ministério Público autorizou a nova prorrogação e tudo indica que os vereadores devem acompanhar a decisão do órgão, já que o processo seletivo está em andamento. 

Falhas nas etapas

O concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo seleciona candidatos para 868 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 807 e R$ 3 mil. As provas objetivas do concurso foram aplicadas em dezembro do ano passado para mais de 30 mil pessoas, mas houve também prova de títulos, teste de aptidão física e prova prática para alguns cargos. 

O primeiro problema surgiu em fevereiro, quando candidatos reclamaram do teste físico. A Defensoria Pública entrou com uma liminar pedindo a anulação da avaliação, alegando elevado grau de dificuldade. Mais de 80% dos candidatos foram reprovados no teste. A prefeitura já entregou a defesa, mas o processo ainda segue na 1ª Vara Cível de Nova Friburgo. 

Ainda neste mês, a comissão do concurso também teve que convocar o candidato Marcello Hechert Gripp para realizar o teste de aptidão física por causa de um erro da Exatus, empresa que realiza o certame. As notas da prova objetiva que ele fez não foram contabilizadas porque na lista de presença Marcello foi registrado como “ausente”, como se não tivesse feito a avaliação. O candidato ao cargo de auxiliar de serviços gerais foi reprovado e, portanto, não realizou o teste em fevereiro. 

Outro candidato que teve as notas da prova objetiva alterada foi Ademir da Silva Rimes. De acordo com a Exatus, ele fez a prova de cor branca para auxiliar de serviços gerais, mas o sistema de informática corrigiu o cartão-resposta como fosse da prova de cor rosa. Por causa do erro, Ademir fez 34 pontos na avaliação, foi reprovado e desclassificado no concurso. Ele questionou o resultado e, após revisão da prova, a nota dele subiu para 60 pontos. Apesar disso, Ademir não foi convocado para o teste de aptidão física complementar porque não atingiu pontuação suficiente, segundo o edital.

A avaliação prática para o cargo de instrutor de corte industrial, realizada em meados de março, teve que ser anulada depois que comissão do concurso descobriu que o avaliador concorreu a uma vaga de instrutor de produção e controle de qualidade, o que é ilegal. Ele foi eliminado e o teste será reaplicado no próximo domingo, 1º de maio. A irregularidade, porém, não prejudicou a avaliação dos outros 14 cargos, e o resultado preliminar foi divulgado, em duas listas, nos dias 19 e 21 de abril.

Os avaliados puderam questionar as notas, no início desta semana, em um formulário próprio na aba “recursos”, no site da Exatus. A prova de títulos não foi anulada, mas a divulgação do resultado já foi remarcada pelo menos duas vezes. “Nós estamos cobrando esses resultados a Exatus há mais de 20 dias. Nós temos a expectativa que eles encaminhem os editais das classificações da prova de títulos e da prática neste fim de semana. Assim, até o início da próxima semana teremos o resultado final dos candidatos avaliados”, disse André Gripp. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso 2015
Publicidade