Concurso: candidatos ao cargo de serviços gerais farão teste de aptidão física em junho

Avaliação complementar será aplicada novamente para preencher 52 vagas
terça-feira, 03 de maio de 2016
por Alerrandre Barros
Concurso: candidatos ao cargo de serviços gerais farão teste de aptidão física em junho

Mais de 840 candidatos ao cargo de auxiliar de serviços gerais do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo farão teste de aptidão física (TAF) complementar nos dias 4 e 5 de junho, na quadra do Friburguense Atlético Clube, em Olaria. O edital de convocação com o nome, data e horário de aplicação da avaliação foi publicado nesta quarta-feira, 4, no site da Exatus (www.exatuspr.com.br), empresa que realiza o concurso, e também nesta edição de A VOZ DA SERRA. Somente os candidatos que não fizeram a avaliação em fevereiro foram chamados para fazer o novo teste. 

A prefeitura oferece 100 vagas para auxiliar de serviços gerais com salário de R$ 807,93. Em janeiro, 1.341 candidatos foram aprovados na prova objetiva para o cargo, e 500 foram convocados para fazer o teste de aptidão física no mês seguinte. Destes, 48 foram aprovados no TAF, isto é, somente 9,6% dos candidatos conseguiram concluir com êxito a avaliação. Por isso, a comissão do concurso decidiu realizar novamente o teste para preencher as 52 vagas restantes para auxiliar de serviços gerais.

Segundo o edital, os candidatos convocados para fazer o teste de aptidão física, em junho, deverão apresentar no dia da avaliação documento de identidade original, atestado médico e também deverão estar trajados com roupa própria e adequada à prática de atividades físicas. O candidato que descumprir essas normas não poderá realizar o TAF.

O teste de aptidão física terá quatro etapas: o candidato deverá com um único impulso e sem corrida de aproximação, saltar para frente, buscando ultrapassar o espaço de 2,14 metros, para homens, e 1,66 metros, para mulheres, demarcados no chão. Após o salto, os classificados farão abdominais (25 para homens e 15 para mulheres) e, depois, flexões (20 para homens e 15 para mulheres), ambas deverão ser realizadas em um minuto. Na última fase do teste, homens correrão 1.600 metros e mulheres 1.200 metros em 12 minutos. Somente os candidatos aprovados nas quatro etapas do teste se classificarão no concurso.

TAF na Justiça

Ainda segue na 1ª Vara Cívil de Nova Friburgo o pedido de anulação do teste de aptidão física, aplicado em fevereiro, em Olaria. Em março, a Defensoria Pública entrou com uma ação depois que centenas de candidatos reclamaram da avaliação. O defensor Diogo do Couto Esteves sustenta que o TAF deve ser cancelado porque as leis que criaram ou regulamentaram os cargos no município não prevêem a necessidade do teste no certames municipais. O órgão ainda afirma que foi exigido dos candidatos habilidades de elevado grau de dificuldade e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. Mais de 80% dos avaliados foram reprovados no teste.

Conforme A VOZ DA SERRA noticiou na última sexta-feira, 29, a Prefeitura de Nova Friburgo disse que não esperará o resultado do julgamento porque acredita que o teste não será anulado pela Justiça

“Nós não podemos aguardar o trâmite do processo porque temos até o fim de junho para convocar os classificados no concurso. Estamos em ano eleitoral, por isso, a homologação deve acontecer em no máximo três meses, antes do início do pleito. Nós acreditamos que a Justiça vai considerar o teste de aptidão física legal, porque o edital do concurso foi aprovado sem restrições pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)”, argumentou o integrante da comissão, André Gripp.

Para que isso ocorra, a comissão do concurso pretende divulgar o resultado definitivo da prova de títulos até o dia 6 de maio, e a lista final da prova prática na próxima semana. O governo municipal ainda informou que começará a homologar o resultado final do concurso em duas etapas: em torno de 90% das vagas até o dia 15 de maio e o restante até 15 de junho.

“É o tempo hábil, em razão da quantidade de vagas, para a administração pública fazer o procedimento de investidura e posse para que os novos servidores comecem a trabalhar no dia 1º de julho”, disse Gripp. 

O governo municipal pretendia que os candidatos classificados no processo seletivo fossem convocados até o fim de abril, quando terminou o prazo dos contratos de funcionários temporários, mas isso não aconteceu por atrasos e falhas no concurso. Na última quinta-feira, 28, a Câmara de Vereadores renovou, com ressalvas, os mais de 500 contratos dos temporários por mais dois meses. O governo tem que cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público, que exige a substituição por funcionários concursados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso 2015
Publicidade