Concurso: aprovados serão convocados para substituir temporários este mês

Novos servidores começarão a trabalhar no dia 1º de julho. Novo teste de aptidão física para serviços gerais será aplicado no próximo sábado
terça-feira, 31 de maio de 2016
por Alerrandre Barros
Concurso: aprovados serão convocados para substituir temporários este mês

Os candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo serão convocados para entregar os documentos para contratação ainda este mês. Segundo a comissão do processo seletivo, cerca de 300 pessoas serão chamadas nas próximas semanas para substituir funcionários temporários, cujos contratos de trabalho se encerram no próximo dia 30. O edital com os nomes dos convocados e outras orientações será publicado em A VOZ DA SERRA e também nos sites www.pmnf.rj.gov.br e www.exatuspr.com.br. 

“O restante das vagas oferecidas no concurso serão preenchidas de acordo com a necessidade da administração municipal e disponibilidade orçamentária, tendo em vista o limite de gastos previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas é importante lembrar que a prefeitura tem dois anos, prazo de validade do concurso, para preencher todas as 868 vagas do concurso. Isso vai ocorrer gradativamente, por causa da crise econômica que também afeta o município”, explicou, nesta terça-feira, 31 de maio, o integrante da comissão do concurso, André Gripp. 

A primeira convocação dos aprovados será realizada, portanto, em junho. Todos as pessoas que estiverem na lista terão até 15 dias para entregar os documentos no setor de recursos humanos da prefeitura para realização dos atos oficiais de nomeação e posse nos cargos. Os novos servidores começarão a trabalhar no dia 1º de julho, e substituirão parte dos 536 funcionários temporários, conforme determina o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público.

Em maio, foram divulgados os resultados definitivos de 85 dos 91 cargos oferecidos no concurso. Segundo a prefeitura, outras três funções — auxiliar de serviços gerais, instrutor de corte industrial e agente fazendário — serão homologadas até o próximo dia 15. Não houve candidatos aprovados para os cargos de carpinteiro, revisor predial e engenheiro de trânsito, por isso, a administração municipal deve realizar novo processo seletivo para tentar preencher essas três funções que ficaram vagas.

No próximo sábado, 4, será realizado o teste de aptidão física (TAF) complementar para preencher vagas ociosas do cargo de auxiliar de serviços gerais, que não foram preenchidas no primeiro teste realizado em fevereiro na quadra do Friburguense Atlético Clube, em Olaria. Os 842 candidatos convocados realizarão a nova avaliação em quatro horários distintos: 7h, 9h, 13h e 15h. Mais informações no edital, disponível nos sites da prefeitura e da Exatus, empresa que realiza o processo seletivo.

Os candidatos convocados para fazer o teste de aptidão física deverão apresentar no dia da avaliação um documento de identidade original, atestado médico e também deverão estar trajados com roupa própria e adequada à prática de atividades físicas. O candidato que descumprir essas normas não poderá realizar o TAF que terá quatro etapas: o candidato deverá com um único impulso e sem corrida de aproximação, saltar para frente, buscando ultrapassar o espaço de 2,14 metros, para homens, e 1,66 metro, para mulheres, demarcados no chão. Após o salto, os classificados farão abdominais (25 para homens e 15 para mulheres) e, depois, flexões (20 para homens e 15 para mulheres), ambas deverão ser realizadas em um minuto. Na última fase do teste, homens correrão 1.600 metros e mulheres 1.200 metros em 12 minutos. Somente os candidatos aprovados nas quatro etapas do teste se classificarão no concurso.

TAF na Justiça

A tentativa de anulação do primeiro teste de aptidão, aplicado em fevereiro, segue na 1ª Vara Cívil de Nova Friburgo, mas não há previsão sobre quando a Justiça tomará uma decisão sobre o caso. Em março, a Defensoria Pública entrou com uma ação civil pública depois que centenas de candidatos reclamaram que a avaliação teria exigido demais deles. Mais de 80% dos avaliados foram reprovados no teste. O órgão alega que o TAF deve ser cancelado porque as leis que criaram ou regulamentaram os cargos no município não prevêem a necessidade do TAF no certames municipais.

A Defensoria ainda afirma que foi cobrado dos candidatos habilidades de elevado grau de dificuldade e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. A Prefeitura de Nova Friburgo, por outro lado, acredita que o teste não será anulado pela Justiça, porque o edital do concurso foi aprovado sem restrições pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso 2015
Publicidade