Concurso “Amigos da Água” lançado em oficina de capacitação para professores

Evento reuniu cerca de 80 professores e diretores de escolas municipais no auditório da secretaria municipal de Educação
terça-feira, 14 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O escritor infantil e contador de histórias Álvaro Ottoni ministrou uma oficina de capacitação para os educadores no lançamento do concurso (Foto: Divulgação)
O escritor infantil e contador de histórias Álvaro Ottoni ministrou uma oficina de capacitação para os educadores no lançamento do concurso (Foto: Divulgação)

O concurso cultural Amigos da Água 2017 foi lançado no último dia 8 com uma oficina de capacitação que reuniu cerca de 80 professores e diretores de escolas municipais no auditório da secretaria municipal de Educação. O concurso é uma parceria entre a concessionária Águas de Nova Friburgo e a prefeitura em comemoração ao Dia Mundial da Água (celebrado no próximo dia 22). O tema do concurso escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a data é “Águas residuais” e foi apresentado aos professores.

Este ano, o Amigos da Água vai premiar com tablets os melhores desenhos do 1º e 2º ano, as melhores colagens de papel do 3º e 4º ano e, ainda, o melhor texto de até três linhas do 5º ano do ensino fundamental. Cada escola dos cinco alunos vencedores receberá uma impressora. O melhor plano de aula sobre o tema também será premiado com um tablet e os outros quatro professores classificados receberão brindes. Os trabalhos dos alunos, assim como os planos de aula, deverão ser entregues até o dia 22 na secretaria de Educação, onde também acontece a premiação, no próximo dia 31, às 10h, no auditório, com contação de histórias do escritor infantil Álvaro Ottoni.     

Durante o lançamento do concurso, a concessionária distribuiu o material gráfico com as explicações sobre o Amigos da Água e cartilhas com explicações sobre o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) implantadas por Águas de Nova Friburgo. Em seguida, a oficina foi ministrada por Álvaro Ottoni. “O Amigos da Água é mais do que um concurso cultural. É um projeto de educação ambiental, que forma multiplicadores dos conceitos corretos sobre a utilização da água tratada, além de repassar informações importantes sobre o tratamento de esgoto na cidade. A concessionária trata hoje mais de 90% do esgoto coletado. E é sobre isso que os estudantes irão refletir no concurso”, explicou o escritor Álvaro Ottoni. No encerramento da oficina, a subsecretária municipal de Educação, Patrícia Azevedo, ressaltou a importância do projeto: “Esse concurso é o resultado da parceria público-privado.

O concurso Amigos da Água é um exemplo, pois está há oito anos educando nossas crianças”, disse Patrícia. O concurso também vai doar mudas de espécies nativas da região produzidas no Viveiro-Escola Águas de Nova Friburgo. O objetivo é a criação de corredores verdes nas unidades escolares e/ou arredores, uma contribuição da concessionária de águas para a preservação do meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade