Complexo Nossa Senhora das Graças: atividades que vão além do templo

Centro social e colégio cresceram, se modernizaram e tendem a melhorar ainda mais
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
por Eloir Perdigão
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Na edição do dia 28 de outubro passado, neste mesmo espaço dedicado a Olaria, foi publicada reportagem sobre a Paróquia Nossa Senhora das Graças, que aliás, inicia festa da padroeira no próximo domingo, 15. À frente das atividades está o pároco local, padre Fábio da Cunha Felipe. E tal e qual o bairro onde se situa, todo o complexo religioso cresceu e se desenvolveu, abrangendo o centro social e o colégio, ambos com o nome da padroeira do bairro mais populoso do município.

A festa

A comunidade católica de Olaria estará em festa neste mês de novembro em honra a Nossa Senhora das Graças. O almoço de confraternização é a primeira atividade, e reúne os fiéis no domingo, 15, no horário das 11h30 às 14h30, incluindo exposição e venda dos artigos do curso de artesanato. No período de 18 a 26 serão celebradas missas, com novena, às 19h.

No dia 27, sexta-feira, dia da padroeira, o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso preside missa às 19h, e logo após será realizada procissão luminosa pelas ruas do bairro. A noite será encerrada com louvor a cargodo grupo católico Caminhada de Emaús, na quadra do colégio.

No dia 28, sábado - dia de Santa Catarina de Labouré -, será realizado show de prêmios e louvor com o Ministério Nossa Senhora das Graças, na quadra do colégio. A festa será encerrada no dia 29, domingo, com a carreata. A concentração será às 15h30, no espaço de eventos da Via Expressa, saindo para percorrer as principais ruas da cidade. Às 19h, na quadra do colégio, haverá louvor com o Ministério Deus Conosco (Emanuel).

O centro social

O padre Fábio recorda que o Centro Social Nossa Senhora das Graças presta seus serviços à comunidade há 62 anos, principalmente com assistência às pessoas mais necessitadas. É mais antigo que a própria paróquia, iniciado pelo padre Caetano Antônio Mielli. Nesses 62 anos o centro social se desenvolveu e oferece atividades de segunda-feira a sábado, com os mais diversos profissionais, empréstimos de materiais a convalescentes, farmácia comunitária, entre tantas outras. Oitenta famílias carentes são assistidas com cestas básicas mensais.

Padre Fábio frisa que o centro social cumpre uma missão que o próprio Papa Francisco preceitua, de que a Igreja seja ‘samaritana’, que ajude as pessoas necessitadas. Apesar de Olaria ser o maior bairro de Nova Friburgo, a carência também é grande, ainda mais recentemente agravada pela crise que assola o país. “O centro social é um centro de solidariedade”, afirma. E complementa: “Ajuda católicos, evangélicos, espíritas, ateus. Sua identidade é católica, mas seus braços são ecumênicos. Faz o bem a todos que o procuram”, atesta padre Fábio.

O movimento tem sido grande ao ponto de as instalações já estarem pequenas. Há, inclusive, necessidade de uma sala para tratamento de problemas de coluna e articulações para a modalidade de pilates, além de outros tratamentos que ainda serão implantados.

E, para todas as atividades, há necessidade de mais voluntários, que o padre Fábio conclama, para que sejam agentes transformadores. Podem ser aposentados ou que disponham de algum tempo e colaborem com essa verdadeira rede de solidariedade, que já dura 62 anos.

O colégio

Na vertente educacional do centro social está o Colégio Nossa Senhora das Graças. Foi idealizado pelo padre Mielli, na época, para beneficiar as famílias assistidas pelo centro social, com bolsas para os filhos. E quem tinha condições financeiras pagava. O objetivo é que as crianças pobres também tivessem acesso a uma educação de qualidade, mantida até hoje. O colégio é o setor mais jovem do complexo. Tem 57 anos formando cidadãos. A nova diretora é a professora Josane Marchon, que desenvolve um processo de reestruturação e reorganização visando melhorar ainda mais a qualidade de ensino ali oferecida.

Desde julho passado à frente do colégio, Josane tem a missão de devolver a qualidade de ensino que o Nossa Senhora das Graças já possuiu desde sua fundação. Começou como escola paroquial, numa estrutura muito simples, de madeira. Hoje funciona num grande prédio, em área bem no coração de Olaria, e oferece todo o segmento da educação básica, desde o mini maternal até o terceiro ano do ensino médio.

Josane chama a atenção para o fato de que o Colégio Nossa Senhora das Graças atende hoje à demanda de uma sociedade globalizada. Por isso precisa ser um colégio para todos, com excelente qualidade de ensino.

Tal e qual o centro social, o colégio atende alunos de todos os credos. A formação tem orientação católica, por integrar um complexo católico. “Mas alunos de todos os credos são muito bem vindos. A gente privilegia a questão da pluralidade, a diversidade de pensamentos e isso só traz riqueza cultural”, afirma Josane.

A meta da nova diretora é passar dos atuais 499 alunos para 1.200 em até cinco anos. Afinal, para isso sera necessário reformar toda a estrutura do tradicional educandário e pôr em prática o projeto de desenvolvimento pedagógico estabelecido para iniciar uma nova filosofia de trabalho, uma nova gestão, profissional, para atender à demanda do mundo globalizado. “Obviamente sem deixar de lado a sua parte mais importante, que é a formação global dos alunos, de valores pedagógicos e que possa formar bem o profissional para o mercado de trabalho”. Ela destaca ainda que um aluno pode entrar no Colégio Nossa Senhora das Graças com um ano e meio e sair com 17 anos bem formado para entrar nas melhores universidades do Brasil.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Centro Social Nossa Senhora das Graças
Publicidade