Comitê discute estratégias de combate a doenças de verão

Dengue, zika, chikungunya, leptospirose e tétano preocupam por serem mais comuns nesta estação, devido a mosquitos e chuvas
terça-feira, 09 de janeiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Comitê discute estratégias de combate a doenças de verão

O Comitê de Combate ao Mosquito Aedes aegypti se reuniu pela primeira vez em 2018 nesta última segunda-feira, 8. Organizado pela subsecretaria de Vigilância em Saúde, o encontro foi realizado no auditório do posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. De acordo com a prefeitura, a reunião buscou discutir o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, que, ainda segundo o município, vem sendo intensificado durante esse período de fortes chuvas, momento em que a proliferação dos insetos aumenta.

Esta é a segunda reunião realizada após a reativação do comitê, em setembro do último ano. No encontro também foram discutidas as formas de prevenção de outras doenças que são transmitidas pelas águas da chuva, como a leptospirose e o tétano. “Apesar do esforço permanente da Prefeitura na luta contra essas doenças, é extremamente importante que todos se conscientizem a respeito da prevenção delas. É preciso que a população redobre a atenção no que diz respeito ao cuidado dessas questões, pois estamos em um período muito propício a manifestação dessas doenças”, afirmou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde no último trimestre de 2017, Nova Friburgo registrou uma queda de pouco mais de 99% no número de casos confirmados de dengue. Os dados levam em conta os meses de janeiro a agosto de 2016, quando foram registrados 7.384 casos da doença no município. No mesmo período da 2017, foram registrados, somente, 24 casos de dengue, segundo o órgão.

Para ainda se ter ideia da queda no número de casos, em maio de 2017, mês de maior ocorrência da doença, apenas uma pessoa foi confirmada com dengue em Nova Friburgo, enquanto em 2016 foram registrados 1.625 casos no mesmo período.

O Comitê de Mobilização Social contra o Aedes aegypti em Nova Friburgo contou com a participação da Secretaria municipal de Saúde, com coordenação executiva da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; as secretarias municipais, Defesa Civil, Tiro de Guerra, Sanatório Naval e PM, representantes de escolas, além de concessionárias, como EBMA e Águas de Nova Friburgo.

Mais informações sobre as ações de combate à dengue podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, na Avenida Alberto Braune, 224 (antigo prédio da Oi), ou pelo telefone (22) 2522-0661.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima | Turismo
Publicidade