Comércio pode aderir a horário especial de Natal a partir de domingo

Objetivo é gerar maior movimento para lojistas e comodidade para consumidores
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Apesar de os brasileiros terem a fama de deixar tudo para a última hora, faltando apenas quatro semanas para o Natal, a busca para adquirir os presentes e produtos tradicionais para a ceia já começa acontecer. Pensando nisso, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo firmaram acordo esta semana, que autoriza as lojas da cidade a estenderem seus horários de funcionamento neste período que antecede as festas natalinas. O horário especial, que é instituído todos anos, passa a vigorar já a partir deste próximo domingo, 29, e vai até a véspera de Natal, dia 24 de dezembro, uma quinta-feira.

O horário especial funcionará da seguinte forma: o comércio tem permissão para ficar aberto até as 20h do dia 1º ao dia 11 de dezembro. Dos dias 12 a 24, os lojistas podem manter os estabelecimentos funcionando até as 22h. Nos domingos 29 de novembro, 06, 13 e 20 de dezembro, as lojas também poderão ficar abertas até 22h. Nos dias 30 de novembro, 07, 14 e 21 de dezembro, segundas-feiras, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa, o comércio poderá funcionar a partir das 9h.

De acordo com o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, a intenção é movimentar o comércio local e facilitar a vida dos consumidores que forem às compras de Natal em Nova Friburgo. “Todo mundo tem muitos compromissos no fim do ano e, com isso, acaba ficando com pouco tempo para as compras. Incluímos essa cláusula que trata da extensão do horário na convenção coletiva para dar mais liberdade às lojas e aos consumidores, daqui e de outros municípios, que escolhem seus presentes no nosso comércio”, destaca Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de contribuir para o crescimento nas vendas, Braulio também acredita que a ampliação do horário se tornou um dos fatores que atraem consumidores de fora para as lojas de Nova Friburgo. Segundo levantamento dos cadastros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mantido pela CDL, o comércio local é muito procurado nesta época do ano por moradores de  municípios vizinhos e até cidades mais distantes, como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Campos, Itaocara, Itaperuna.

“Isso comprova a qualidade do nosso comércio. Nova Friburgo tem lojas bonitas, com excelentes produtos, bom atendimento e preços compatíveis com os praticados nos grandes centros”, afirma o presidente da CDL e do Sincomércio.
    
Operação Papai Noel: policiamento nas ruas será reforçado

Como é de praxe, todo fim de ano o 11º Batalhão de Polícia Militar reforça o policiamento nas ruas da cidade para garantir a segurança de consumidores e lojistas. Neste Natal não será diferente. De acordo com o comandante do batalhão, coronel Carlos Eduardo Hespanha, o policiamento vai acontecer de forma ostensiva, com policiais circulando a pé pelas ruas do centro da cidade, principalmente, na semana que antecede ao Natal.

Para Braulio Rezende, este reforço é de suma importância para a população: “É fundamental contarmos com policiamento ostensivo no período natalino, em que cresce o movimento nas lojas, nos caixas eletrônicos dos bancos e nas ruas. Os consumidores passam a circular com dinheiro e sacolas de compras, e ficam mais vulneráveis a assaltos e roubos”, disse ele.

FOTO - Lúcio Cesar Pereira

O movimento nas ruas geralmente aumenta nas semanas antecedentes ao Natal. Lojas ficam abertas até mais tarde e há necessidade de maior policiamento

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade