Comércio não abre e ruas ficam vazias em Nova Friburgo

Lojistas do município celebram Dia do Comerciário nesta segunda-feira
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
por Dayane Emrich
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A segunda-feira, 15, está sendo atípica em Nova Friburgo. Isso porque, os estabelecimentos comerciais da cidade não funcionam devido à comemoração do Dia do Comerciário e, consequentemente, sobraram vagas e espaço nas habitualmente disputadas ruas e calçadas da cidade.

O movimento pequeno nas vias contrasta com o tradicional tumulto dos dias de semana. Além das lojas de vestuário, móveis, eletrônicos e supermercados fechados, nos shoppings, apenas praças de alimentação e os cinemas funcionam.

A facilidade para estacionar e a ausência de engarrafamentos são alguns dos pontos destacados por quem esteve no Centro. “A cidade fica irreconhecível nesses dias. A gente acha vaga para parar o carro, consegue fazer o trajeto de casa para o trabalho muito mais rápido”, disse o empresário Mário Rosa. Além dos motoristas, aqueles que usam o transporte público também apontaram o lado positivo do baixo movimento. “Embora seja ruim pelo fato de estar quase tudo fechado, se locomover é muito mais fácil. Os ônibus estão vazios e a gente pode se sentar tranquilo, sem contar que passam na hora”, disse a secretária Ana Paula Motta.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, embora a data seja celebrada oficialmente no dia 18 de outubro, por conta de um acordo com o sindicato, passou a ser festejada na terceira segunda-feira de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: comércio | economia
Publicidade