Começa o 3º Encontro Estadual dos Comitês de Bacia Hidrográfica

Evento vai até esta sexta-feira, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O engenheiro Ivison Macedo, secretário municipal de Meio Ambiente, na abertura do Ecob (Foto: Daniel Marcus)
O engenheiro Ivison Macedo, secretário municipal de Meio Ambiente, na abertura do Ecob (Foto: Daniel Marcus)

Na manhã desta quarta-feira, 26, foi aberto em Nova Friburgo o terceiro Encontro Estadual dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro (III Ecob), que prossegue até sexta-feira, 28, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro. A organização do evento é do Fórum Fluminense de Comitê de Bacia Hidrográfica. O evento visa maior integração entre os organismos que compõem os Comitês de Bacia Hidrográfica, entidades públicas e privadas.

A abertura contou com a presença do prefeito Rogério Cabral, dos secretários municipais Ivison Macedo (Meio Ambiente) e José Carlos Siqueira (Agricultura), do presidente do fórum e do Comitê de Bacia dos Rios Macaé e das Ostras, Afonso Albuquerque; além de Rosa Formiga Johnson, da secretaria estadual do Ambiente, e também representantes do Inea, Águas de Nova Friburgo e entidades ambientais municipais e estaduais.

O encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas; promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento, além de impulsionar a preparação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob).

Durante o primeiro dia foram debatidos os temas “Segurança Hídrica”, “Proteção de Mananciais e PSA” e “Legislação de Recursos Hídricos – Avanços e Desafios”. Nesta quinta-feira, 27, o tema abordado é “Águas Subterrâneas”, e serão realizados os encontros setoriais, com apresentação dos relatórios. Ainda serão mostradas experiências bem-sucedidas e realizada a assembleia geral do fórum.

O terceiro e último dia do encontro, 28, tem na programação visitas técnicas com opções para o Parque Estadual dos Três Picos, estação de tratamento de esgoto (ETE) Conselheiro Paulino e Stam Metalúrgica.

O secretário de Meio Ambiente, Ivison Macedo, disse na abertura do Ecob que sua secretaria assumiu o desafio do reordenamento territorial de Nova Friburgo com a revisão do plano diretor, tomando como base as bacias hidrográficas. Assim, está sendo montado um banco de dados que permite um grande conhecimento territorial do município, duramente atingido pela tragédia climática de 2011.

Já Rogério Cabral destacou na abertura que a população está mais consciente da situação hídrica vivida no estado, no país e no mundo. E situou que é da região do Rio Grande, que hoje também tem pouca água. E acentuou que isto ocorre numa região preservada.

O prefeito friburguense relatou sua participação na elaboração da microbacia do Rio Grande, do seu trabalho atual em relação ao meio ambiente e de sua atuação como deputado estadual, quando presidiu a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ecob | Nova Friburgo | Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura | Meio Ambiente | bacia hidrográfica | Ivison Macedo | Rogerio Cabral
Publicidade