Começa a marcação de consultas com especialistas e exames nos postos

Atendimentos e procedimentos agora são agendados online em Nova Friburgo
quarta-feira, 15 de março de 2017
por Alerrandre Barros
Movimentação no posto de saúde Tunney Kassuga foi normal (Foto: Alerrandre Barros)
Movimentação no posto de saúde Tunney Kassuga foi normal (Foto: Alerrandre Barros)

A movimentação em postos de saúde de Nova Friburgo no primeiro dia de marcação de consultas com especialistas e de exames diretamente na unidade foi tranquila. O novo procedimento feito online, pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), entrou em vigor nesta quarta-feira, 15, e foi bem recebido por usuários do Sistema de Único de Saúde (SUS).

“Eu esperava que o movimento de pacientes em busca de exames e consultas fosse ser maior, mas ficou dentro do normal”, avaliou a gerente da Central de Regulação, Iandara Moura. “Estamos na fase de adaptação, tirando as dúvidas dos pacientes que estavam acostumados com o outro sistema de marcação”.

No início da tarde desta quarta-feira, 15, pacientes, em fila, esperavam para agendar uma consulta ou marcar um exame na recepção do posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria. Alguns reclamavam da demora no atendimento, enquanto outros tentavam entender a mudança implantada pela secretaria de Saúde do município.

Agora, o paciente faz o agendamento no posto de saúde perto de casa, em qualquer horário de funcionamento da unidade, desde que esteja com o encaminhamento médico ou pedido de exame em mãos. Ele pode sair de lá com a data do atendimento marcado ou vai entrar em uma fila de espera e será chamado em até 60 dias, de acordo com a classificação de risco e o maior tempo de espera.

Antes, o agendamento só era feito em algumas unidades. O paciente madrugava em postos para conseguir uma vaga com médico especialista ou precisava passar por vários setores até conseguir autorização para realizar um exame laboratorial. Outro procedimento que mudou é a coleta de sangue, que também passou a ser realizada nos postos de saúde e não mais nos laboratórios conveniados.

No Tunney Kassuga, Marta Nogueira conseguiu marcar nesta quarta-feira, 15, uma ultrassonografia para a próxima terça-feira, 21. Outros pacientes não conseguiram porque não tinham pedido do médico. “Eu achei ótimo, porque antes fazíamos uma via-crucis para conseguir a autorização para o exame. Vamos ver se vai continuar assim”, disse Marta.

O governo acredita que a mudança no sistema de marcação vai humanizar o atendimento e diminuir a burocracia, aumentando a transparência, melhorando e ampliando a assistência e qualidade na prestação do serviço em Nova Friburgo, porque a secretaria de Saúde vai, a partir do Sisreg, poder dimensionar a demanda por exames e consultas na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade