Combate ao Aedes: Vigilância em Saúde promove ação em Olaria

Último dia da campanha especial teve panfletagem, aferição de pressão, testes de glicemia e orientação dos agentes
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A campanha tem como uma das prioridades a conscientização entre as crianças (Foto: Daniel Marcus/PMNF)
A campanha tem como uma das prioridades a conscientização entre as crianças (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

A campanha especial da Secretaria Municipal de Saúde, com duração de três dias, chegou ao fim nesta quinta-feira, 19, e o palco da ação, desta vez, foi a Praça Monsenhor Miele, em Olaria. Na ocasião, os agentes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e da Cruz Vermelha distribuíram panfletos e orientaram a população sobre as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

Durante toda a manhã, na tenda da Cruz Vermelha foi prestado serviços de verificação da pressão arterial e testes de glicemia. Os agentes abordaram também os motoristas nos sinais da praça de Olaria, com faixas e distribuição de material, além de dicas sobre os principais locais onde pode haver focos do Aedes, como caixas-d’água, pneus, calhas e ralos. Além disso, na ocasião, foram distribuídos repelentes para idosos e gestantes. O trabalho ainda foi feito na feira livre e numa creche do bairro.

Para Sérgio Leite da Silva, funcionário do Ministério da Saúde, esse tipo de campanha é muito importante. “Nós encontramos muitas casas em situação de proliferação do mosquito e mesmo assim os moradores resistem à abordagem. Algumas casas estão em estado de calamidade pública”, disse.

Vale destacar que o primeiro dia da campanha foi realizado na última terça-feira, 17, na Estação Livre, no Centro. No segundo dia,quarta-feira, 18, a campanha aconteceu em Conselheiro Paulino. Em ambos os casos, a ação contou com o apoio das secretarias municipais de Defesa Civil, Meio Ambiente e Cultura, Subsecretaria de Comunicação Social e da Cruz Vermelha em Nova Friburgo.

No próximo dia 26, as equipes de vigilância em saúde visitarão o bairro Jardinlândia, no distrito de Conselheiro Paulino. O local é considerado um dos com maior demanda em relação ao tema.

  • Na tenda da Cruz Vermelha foi prestado serviços de verificação da pressão arterial e testes de glicemia (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

    Na tenda da Cruz Vermelha foi prestado serviços de verificação da pressão arterial e testes de glicemia (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

  • O trabalho ainda foi feito na feira livre e numa creche do bairro (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

    O trabalho ainda foi feito na feira livre e numa creche do bairro (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti
Publicidade