Com novos equipamentos, Hemocentro vai ampliar atendimento

Secretaria de Saúde convoca população a doar sangue. Unidade funciona anexa ao Hospital Raul Sertã
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Com novos equipamentos, Hemocentro vai ampliar atendimento


 

 

O Hemocentro Regional de Nova Friburgo recebeu nesta terça-feira, 12, cinco novos equipamentos que, segundo o governo municipal, vai dar mais agilidade no atendimento aos doadores de sangue e deve propiciar, muito em breve, aumento no horário para coleta.

São três câmaras para conservação de sangue ou hemocomponentes e dois freezers para congelamento rápido das bolsas. A compra foi oriunda de um processo licitatório que tramitava desde 2015 e foi concluído este ano. Os equipamentos custaram R$ 110 mil aos cofres do município.

 

Anexo ao Hospital Raul Sertã, a unidade de hemoterapia e hematologia foi inaugurada em junho do ano passado e atende 15 cidades da região. Tem capacidade para colher doação de 30 pessoas por dia. Esta semana a Secretaria de Saúde voltou a convocar a população a doar sangue.

 

Para isso, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O procedimento é indolor e prestado com materiais descartáveis.

O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, cujo acesso principal é pela Avenida Rui Barbosa. Para mais informações, entre em contato através do telefone (22) 2523 9000 e solicite o ramal do Hemocentro, que esclarece os pré-requisitos e outras dúvidas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade