Com grande adesão, campanha Hepatite Zero termina sexta-feira

Ação oferece testes gratuitos para detectar a doença silenciosa e fatal
quarta-feira, 27 de julho de 2016
por Flávia Namen
A procura pelos testes tem sido grande e está levando muita gente ao ambulatório Bento XVI (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
A procura pelos testes tem sido grande e está levando muita gente ao ambulatório Bento XVI (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Mobilização mundial promovida pelo Rotary Internacional, a campanha Hepatite Zero também está sendo realizada em Nova Friburgo e oferece testagem gratuita para diagnosticar a doença. Aberta no início desta semana, a ação vem contando com uma boa adesão da comunidade. Prova disso é o intenso movimento que tem sido registrado no Ambulatório Bento XVI e na Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), onde a testagem vem sendo feita desde a última segunda-feira, 25.

“A procura está sendo grande e acredito que isso se deve a ampla divulgação feita pelo Rotary e os órgãos de imprensa”, observa a coordenadora do ambulatório, Ana Carolina Barbosa de Souza. O público-alvo da campanha são homens e mulheres acima de 40 anos e pessoas de qualquer idade que tenham tatuagem. Isso porque as hepatites B e C são transmitidas pelo sangue contaminado, o que pode ocorrer com o uso de material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, conforme destaca a campanha, também podem ter adquirido hepatite C. 

Uma doença silenciosa e fatal

Além de diagnosticar a presença do vírus da hepatite para evitar que a doença acarrete danos ao fígado, a campanha tem outra proposta ambiciosa: erradicar as hepatites virais do planeta no prazo de 15 a 20 anos. A meta é baseada em um consenso da ciência e começa a ser concretizada através desta mobilização mundial que vem esclarecendo sobre os riscos da doença — que é assintomática, silenciosa e pode levar à morte. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a Aids. Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e estima-se que milhões não sabem que são portadoras desse vírus. 

Vale destacar que a campanha termina nesta sexta-feira, 29, e conta com o apoio do Programa Municipal DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)  e Hepatite Virais, da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) e dos Rotary Clubs de Nova Friburgo. Os testes podem ser feitos das 8h às 17h na sede do ambulatório Bento XVI (Rua Augusto Spinelli, 75, Centro) e na Adinf (Rua Maximiliam Falck, próximo à fábrica Ypu).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade