Com fim da greve, Uerj retoma aulas nesta segunda, também em Friburgo

Professores e técnicos receberam salários atrasados. Alunos ainda aguardam pagamento de bolsas
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
por Alerrandre Barros
Foto de capa

Em assembleia realizada na tarde de quarta-feira, 17, os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram suspender a greve que perdurava desde outubro do ano passado. Os técnicos administrativos também descruzaram os braços. As aulas devem recomeçar na próxima segunda-feira, 22.

Professores e técnicos interromperam as atividades por causa dos atrasos nos pagamentos de salários. Alunos também não estavam recebendo as bolsas. Em Nova Friburgo, no Instituto Politécnico, durante o período de greve, alguns docentes mantiveram as aulas, mas várias disciplinas não foram concluídas.

No início da próxima semana, a reitoria da universidade vai definir o calendário acadêmico. A expectativa é concluir o primeiro semestre de 2017, atrasado por causa das paralisações, até meados de abril e realizar o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018 juntos, a partir de maio.

De acordo com o diretor da Uerj em Nova Friburgo, professor Ricardo Barros, a universidade espera regularizar o pagamento das bolsas de estudantes até hoje, dia 19. Por causa disso, o Diretório Central de Estudantes também decretou greve dos alunos. Muitos dependem das bolsas para se manter na universidade.

“Em Friburgo, os terceirizados continuaram trabalhando apesar de as empresas de segurança e manutenção não estarem recebendo os repasses do governo. Não adianta pagar salários dos servidores e bolsas dos alunos se não houver limpeza. A expectativa é que o governo regularize esta situação também”, disse Barros.

O fim das paralisações dos professores e técnicos administrativos da Uerj coincide com o pagamento dos salários atrasados por parte do governo do estado. Os vencimentos mensais dos servidores estão em dia. Na quarta-feira, 17, o governo anunciou que pretende quitar parte do 13º salário de 2017 nesta sexta-feira, 19.

 

LEIA MAIS

Evento reuniu estudantes graduados à distância, professores e suas famílias no Ciep da Via Expressa

Polo integrado por universidades públicas tem hoje em Friburgo cerca de 1.800 alunos matriculados em seis cursos de graduação

Prova será aplicada em 16 de setembro e incluirá questões baseadas no livro “O Alienista”, de Machado de Assis

Publicidade
TAGS: Educação