Com elenco reforçado, Frizão inicia busca pelo título da Copa Rio

terça-feira, 25 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Time ofensivo do Friburguense terá três meias e três atacantes (Foto: Vinicius Gastin)
Time ofensivo do Friburguense terá três meias e três atacantes (Foto: Vinicius Gastin)

Pouco mais de quatro meses depois, o Friburguense volta a entrar em campo para disputar uma partida oficial. O objetivo final é exatamente evitar esse longo espaço no calendário de compromissos da equipe nos próximos anos. Em outras palavras, conquistar o inédito título da Copa Rio este ano garantirá um calendário completo de competições em 2016, com a classificação para a série D do Campeonato Brasileiro.

É com esse espírito que o Tricolor da Serra tentará dar o primeiro passo diante do Bangu hoje, 26, às 19h30, no estádio Eduardo Guinle. Os ingressos para Friburguense x Bangu estão sendo vendidos nas bilheterias do estádio Eduardo Guinle, em Olaria, com preços a partir de R$ 10.

“Conversamos muito entre nós sobre isso. O Friburguense tem chegado longe, mas precisamos conquistar um título para a torcida. Sabemos da importância da Copa Rio e da possibilidade de garantir vaga na série D. Estou confiante em uma boa campanha”, declara o atacante Ziquinha.

Guerra e Romulo são novidades

A preparação do Friburguense para a Copa Rio deste ano teve início ainda no mês de maio. A prática da antecipação dos treinos tem sido usual no clube, que desta forma consegue manter todos os atletas em atividade e realizar uma programação de treinos reforçada. Durante esses três meses, o elenco trabalhou forte e disputou alguns jogos-treino.

O último deles aconteceu na última sexta-feira, 21, contra o Nova Iguaçu. O Frizão venceu por 1 a 0, com gol de João Victor. Com relação a reforços, o zagueiro Diego Guerra e o meia Romulo Cabral acertaram o retorno ao Friburguense. Bruno, recuperado de grave lesão, também está à disposição para a Copa Rio. Desta forma, em relação ao campeonato carioca, o Tricolor da Serra não perdeu nenhuma peça importante (o lateral Flavinho deve retornar ao longo da competição).

“Temos conversado sobre isso. Já tínhamos um bom elenco, e no estadual até poderíamos ter feito melhor. Sabemos que temos um grupo entrosado, que se conhece muito bem e possui qualidade. Esses reforços chegam para acrescentar. Vamos começar a Copa Rio contra o Bangu e temos que colocar isso em prática para fazermos uma boa competição”, avalia o capitão Cadão.

Horário noturno para ampliar o público

Assim como nos anos anteriores, o Friburguense repete a estratégia e leva os jogos com mando de campo na Copa Rio para o período da noite. Na expectativa de atrair bom público, as partidas no Estádio Eduardo Guinle acontecerão às 19h30. Além da equipe de Moça Bonita, o Frizão vai encarar na primeira fase Resende (atual campeão da competição), Gonçalense e Angra dos Reis. Além do grupo A, onde estão Friburguense, Bangu, Resende, Gonçalense e Angra dos Reis, mais três chaves são formadas nesta primeira fase.

Barra Mansa, Boavista, Volta Redonda, Audax e Rio São Paulo formam o grupo B, enquanto América, Barcelona, Madureira, Macaé e Duque Caxiense compõem o C. Na chave D, se enfrentam Cabofriense, Tigres do Brasil, Nova Iguaçu, Bonsucesso e Portuguesa.

O torneio será dividido em quatro fases. Inicialmente, 20 clubes estão distribuídos em quatro grupos. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para a segunda fase, esta com dois grupos com quatro equipes cada. Novamente, dois avançam às semifinais e, posteriormente, à final, em jogos de ida e volta.

Aposta na torcida

No ano passado, entretanto, a boa campanha do time comandado por Gerson Andreotti trouxe um bom número de torcedores ao estádio — ainda muito longe do potencial que pode ser atingido pela capacidade de ocupação do Eduardo Guinle e tamanho da população friburguense. Quase duas mil pessoas compareceram aos seis jogos do Frizão na serra, com uma média de 148,9 por partidas. A renda superou os R$ 16.500. O Tricolor da Serra foi semifinalista do torneio, sendo eliminado nas semifinais pelo Resende na disputa de pênaltis, no Estádio do Trabalhador.

Na comparação entre as três últimas edições, o crescimento de público no estádio Eduardo Guinle é de cerca de 400%. Para ter uma ideia do comparecimento razoável da torcida tricolor, o Resende, campeão da última edição, levou em média apenas 50,1 torcedores em suas sete partidas no Vale do Aço, totalizando 774 pessoas. A média cresceu pouco mais de 200%.

Andreotti confirma equipe

Uma alteração pontual e o Friburguense está definido para o jogo de hoje à noite. Romulo Cabral precisou de apenas três semanas e bom desempenho nos treinos e amistosos contra Cabofriense e Nova Iguaçu para ganhar a condição de titular. O jogador de 24 anos, revelado pelo clube, já treina com os companheiros há três semanas e teve a contratação confirmada. Admirador do futebol do atleta, o técnico Gerson Andreotti deu o aval e o gerente de futebol José Siqueira acertou o contrato com duração até o final do Carioca 2016.

Desta forma, o Frizão terá um time ofensivo diante do Bangu. Esta formação não é novidade: contra o Vasco, Andreotti também optou por ter três meias durante boa parte do confronto, e o time acabou marcando cinco gols na vitória histórica por 5 a 4. O time para o jogo de estreia deve ser escalado com Afonso, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Felipe; Bidu, Damião, João Victor e Jorge Luiz; Romulo e Caíque. Aposta, o atacante Lohan — artilheiro do carioca de juniores com 23 gols marcados — fica como opção no banco de reservas, assim como os experientes Ziquinha e Thalles.

O elenco principal do Friburguense:
Goleiros: Afonso, Leon e Jorge Luiz
Laterais: Sergio Gomes e Felipe
Zagueiros: Cadão, Diego Guerra, Bruno e Clayton
Volantes: Bidu, Damião, Zé Victor, Pierre
Meias: João Victor, Jorge Luiz, Jefferson, Rômulo Cabral, Tufy,
              Rômulo Azevedo
Atacantes: Caíque, Lohan, Ziquinha, Thalles e Thiago

A sequência do Friburguense

26/ago – 19h30 - Friburguense x Bangu, Eduardo Guinle
9/set – 15h – Gonçalense x Friburguense, Alzirão
16/set – 19h30 – Friburguense x Resende, Eduardo Guinle
23/set – 15h - Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano
30/set – 15h – Bangu x Friburguense, Moça Bonita
14/out – 19h30 – Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle
21/out – 15h – Resende x Friburguense, Trabalhador
28/out – 19h30 – Friburguense x Angra dos Reis, Eduardo Guinle

Foto da galeria
Romulo é um dos principais reforços do Frizão para o torneio estadual (Foto: Vinicius Gastin)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: frizão | ofensivo | Romulo | Guerra | Copa Rio
Publicidade