Com direito a gols de goleiro, Supercopa SAF dá o pontapé inicial

Próxima rodada será no dia 4 de junho, no campo do Estrela do Mar, em São Pedro
segunda-feira, 22 de maio de 2017
por Vinícius Gastin
Duelo entre Nova Friburgo e SB City abriu a Supercopa SAF de 2017
Duelo entre Nova Friburgo e SB City abriu a Supercopa SAF de 2017

        No palco da grande decisão, o Estádio Márcio Branco, no Stucky, a Supercopa SAF teve mais uma edição iniciada no último domingo, 21. E um dos protagonistas vestiu a camisa 1 do Nova Friburgo, tradicional clube da história do município que entra na disputa este ano. O goleiro Thiago se destacou ao marcar duas vezes na vitória da equipe verde, vermelho e branco por 4 a 0 sobre o SB City. O duelo abriu a quinta edição do campeonato, considerado o maior de futebol amador da cidade.

        Além deste, outros três jogos movimentaram o dia no Márcio Branco. Atuais campeão e vice, Vargem Alta e Tio Dongo estrearam com vitória, assim como o Amparo. Com 20 gols, numa média de cinco por partida, a Supercopa SAF começou a todo o vapor. Promissora e envolvente, reunindo equipes e atletas das mais variadas partes do município e da região. A próxima rodada será no próximo  dia 4 de junho, no campo do Estrela do Mar, em São Pedro da Serra. Unidos do Alto e São Lourenço farão as respectivas estreias, enquanto Barroso e Amparo folgam.

        O duelo inaugural

        Para abrir mais uma edição da Supercopa, toda a tradição do futebol amador da cidade representada nas cores do Nova Friburgo Futebol Clube. O verde, o vermelho e o branco remetem a um passado glorioso, contrastando com a nova geração de clubes, à exemplo do adversário SB City. Melhor em campo, o Nova Friburgo era mais eficiente na troca de passes, e foi ameaçado apenas quando errou na saída de bola. No mais, o gol parecia questão de tempo, e aconteceu aos 25 minutos: após cobrança de falta, Guilherme Fernandes aproveitou o rebote, conseguiu se antecipar ao goleiro e tocou de cabeça para abrir o placar.

        O domínio prosseguiu, e poucos minutos depois, Matheus Coelho carimbou o travessão. Com velocidade e movimentação nas proximidades da grande área, o Nova Friburgo era presença constante na intermediária do SB City, enquanto o time de Conselheiro Paulino pecava no último passe na hora de contra atacar. Com pouco trabalho na defesa, o goleiro Thiago demonstrou habilidade na cobrança de falta, e no melhor estilo Rogério Ceni, marcou o segundo gol do tricolor e da Supercopa SAF aos 35 minutos. Ainda antes do intervalo, o Nova Friburgo ampliou o placar com Guilherme Lima, depois de mais uma boa trama na intermediária adversária.

        Em desvantagem, o SB City promoveu algumas alterações, assim como o Nova Friburgo, que fez mudanças pontuais. O time de Conselheiro conseguiu ser um pouco mais incisivo, e chutou a gol três vezes no espaço de dez minutos. A chuva, cada vez mais intermitente, tornou o jogo corrido, e em alguns momentos, atrapalhou o domínio e a continuidade dos lances. Numa dessas, a defesa do SB errou o tempo de bola e o zagueiro cometeu penalidade. Lá foi o goleiro Thiago para a cobrança, com categoria, marcando o quarto do Nova Friburgo – o segundo dele. O panorama permaneceu inalterado, e nem mesmo as novas alterações feitas pelas equipes foram capazes de mudar o resultado da partida.

Os demais jogos

        Na sequência, entraram em campo o estreante São Luiz e o atual vice-campeão Tio Dongo, que trouxe uma equipe bastante modificada na comparação com 2016. No entanto, manteve peças importantes como o artilheiro Paulo, a quem os meias e laterais buscavam a todo o momento. E foi exatamente o camisa nove o responsável por fazer a diferença: depois de um erro na saída de bola do São Luiz, Paulo foi acionado, teve tranquilidade para limpar a marcação e tocar com estilo no canto para fazer 1 a 0. O goleiro da equipe de Conselheiro Paulino trabalhou bem em duas cobranças de falta para evitar o empate, mas não conseguiu segurar a finalização de Luiz Fernando aos 41. O jogo parecia se encaminhar para o intervalo com um empate, quando um belo chute de Lucas, de fora da área, recolocou o Tio em vantagem.  

        O São Luiz mudou algumas peças, mas foi de Paulo e do Tio Dongo a primeira boa finalização da segunda etapa, à esquerda da meta. A resposta veio com momentos de pressão, e um chute perigoso na altura do ângulo direito para fora. Mais presente ao campo de ataque, o São Luiz acumulou tentativas sem sucesso. Então, a velha máxima do futebol se fez presente, e no contra ataque, Paulo mostrou novamente o faro de gol para fazer 3ª 1 e selar a vitória.

        No terceiro jogo da rodada havia a expectativa pela estreia do tradicional Estrela, reforçado por diversos atletas que vestiram a camisa do Corujão nas últimas temporadas, à exemplo de Thayllan, Cleyton e Roosevelt. Pela frente, no entanto, havia o Amparo em sua quinta participação de Supercopa. A experiência e a força do alvinegro do quarto distrito prevaleceram na vitória por 3 a 1. Natan balançou as redes duas vezes e Marcus Paulo uma a favor do Amparo, enquanto Mariano descontou para o debutante time de São Pedro da Serra, anfitrião na segunda rodada.

        No fechamento do primeiro fim de semana de jogos, um dos favoritos ao título não decepcionou. Pelo contrário. Com o costumeiro futebol envolvente e o trio Edinho, Amaral (ex-Flamengo) e Gustavo em campo, o Vargem Alta aplicou sonoros 6 a 2 sobre o Barroso. A goleada do bicampeão da Supercopa foi construída com dois gols de Heberson, dois de Pedro, um de Marcone e outro de Bernardo. Pelo lado do time de Olaria, marcaram Leonardo e Lucas.

 

 Resultados 1ª rodada:

Nova Friburgo 4x0 SB City

Tio Dongo 3x1 São Luiz

Amparo 3x1 Estrela do Mar

Vargem Alta 6x2 Barroso

Folga: Unidos do Alto e São Lourenço

 

- 2ª rodada – Estrela (4 de junho):

9h - Vargem Alta x Nova Friburgo

10h45 – São Lourenço x SB City

12h45 – Unidos do Alto x São Luiz

14h45 - Estrela do Mar x Tio Dongo

Folga: Barroso e Amparo

Classificação – Grupo A:

1º- Vargem Alta, 3 pts

2º- Nova Friburgo, 3 pts

3º- São Lourenço, 0 pts

4º- Barroso, 0 pts

5º- SB City, 0 pts

 

- GrupoB:

1º- Amparo, 3 pts

2º- Tio Dongo, 3 pts

3º- Unidos do Alto, 0 pts

4º- Estrela do Mar, 0 pts

5º- São Luiz, 0 pts

 

  • Nova Friburgo estreou bem, com vitória convincente sobre a equipe de Conselheiro Paulino

    Nova Friburgo estreou bem, com vitória convincente sobre a equipe de Conselheiro Paulino

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Supercopa SAF | futebol
Publicidade