Com dez equipes, Supercopa SAF 2016 começa neste domingo

Competição chega à sua quarta edição reunindo 10 participantes
sexta-feira, 20 de maio de 2016
por Vinicius Gastin
Atual campeão, Corujão defenderá o título neste ano
Atual campeão, Corujão defenderá o título neste ano

Dentre dez representantes, das mais variadas partes do município, dentre campeões locais e convidados, apenas um poderá erguer o troféu e soltar o grito de campeão da Supercopa SAF 2016. A competição chega à sua quarta edição a partir deste domingo, 22, quando acontece a primeira rodada. Os jogos serão realizados no estádio Marcio Branco, no Stucky, a partir das 9h.

E logo de cara, um clássico: Corujão x Unidos do Alto, que marcará o encerramento do dia de jogos. A abertura fica por conta de Tio Dongo x Cidade de Deus.

Vargem Alta x Isero e Amparo x Juventude completam a rodada, enquanto São Lourenço e Unidos da Ponte folgam.

Este ano, o torneio vai contar com a participação de dez equipes, divididas em dois grupos de cinco. Estão confirmados o atual campeão, Corujão, que este ano vai tentar o tricampeonato; o vice-campeão de 2015 e detentor de um título Vargem Alta; o Juventude, atual campeão de Olaria; Unidos do Alto, terceiro colocado no campeonato do bairro; Unidos da Ponte, atual vice-campeão rural; Cidade de Deus e Isero, campeão e vice de Conselheiro Paulino e os convidados Tio Dongo, de Conselheiro Paulino; Amparo, representando o quarto distrito de Nova Friburgo e São Lourenço.

Cada equipe poderia inscrever até 25 atletas, em prazo que se encerrou na última quinta-feira, 12. Desta forma, a expectativa é que até 250 jogadores amadores da cidade e da região estejam em campo durante os oito finais de semana de competição. Os uniformes foram entregues às equipes durante uma cerimônia de lançamento da competição, realizada na noite da última terça-feira, 17, no Centro Administrativo César Guinle. Na ocasião também foi apresentado o regulamento aos representantes de cada time, autoridades e convidados que compareceram ao evento.

Após as cinco rodadas da fase inicial, avançam para as quartas de final os quatro primeiros colocados de cada grupo, sendo que os dois times de melhor campanha terão a vantagem do empate nesta fase. Na decisão, no entanto, não existirá vantagem alguma, e caso o empate persista no tempo normal, o título é decidido nos pênaltis.

As rodadas serão disputadas no estádio Márcio Branco, no Stucky; no campo do Serrano, em Olaria; no campo do Pastão, em Conselheiro Paulino, e nos campos do Amparo, Vargem Alta e São Lourenço.

A Supercopa SAF

A Supercopa SAF surgiu em 2013, com a proposta de voltar a movimentar o futebol amador de Nova Friburgo em um contexto geral. Até então, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição, sendo sucesso de público e movimentando cada estádio onde as partidas são realizadas.

Cada rodada acontece em uma sede diferente, e a grande decisão acontece no estádio Marcio Branco, no Stucky, onde também é realizada a primeira rodada.

As comunidades possuem a oportunidade de participar e prestigiar a competição a cada fim de semana. Ano passado, pela terceira vez em três anos, a decisão do torneio teve o azul e branco do Corujão de um lado e o preto e branco do Vargem Alta do outro.

Na ocasião, o time de Olaria levou a melhor e recuperou a hegemonia municipal, que havia sido perdida exatamente para a equipe da zona rural em 2014.

 

A tabela da Supercopa SAF 2016

1ª rodada (domingo, 22) – Estádio Márcio Branco, Stucky

9h – Tio Dongo x Cidade de Deus

10h45 – Vargem Alta x Isero

12h45 – Amparo x Juventude

14h45 – Corujão x Unidos do Alto

Folga: São Lourenço e Unidos da Ponte

 

2ª rodada (dia 29) – São Lourenço

9h – Vargem Alta x Amparo

10h45 – Unidos da Ponte x Juventude

12h45 – Cidade de Deus x Corujão

14h45 – São Lourenço x Unidos do Alto

Folga: Tio Dongo e Isero

 

3ª rodada (5 de junho) – Vargem Alta

9h – Unidos da Ponte x Isero

10h45 – Unidos do Alto x Tio Dongo

12h45 – Corujão x São Lourenço

14h45 – Vargem Alta x Juventude

Folga: Amparo e Cidade de Deus

 

4ª rodada (12 de junho) – Amparo

9h – Tio Dongo x Corujão

10h45 – São Lourenço x Cidade de Deus

12h45 – Unidos da Ponte x Vargem Alta

14h45 – Amparo x Isero

Folga: Unidos do Alto e Juventude

 

5ª rodada (19 de junho) – Serrano

9h – Amparo x Unidos da Ponte

10h45 – Unidos do Alto x Cidade de Deus

12h45 – São Lourenço x Tio Dongo

14h45 – Juventude x Isero

Folga: Corujão e Vargem Alta

 

- Quartas de final (26 de junho) – Pastão, Conselheiro Paulino

- Semifinais (3 de julho) – Estádio Márcio Branco, Stucky

- Final (10 de julho) – Estádio Márcio Branco, Stucky

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol | Supercopa SAF
Publicidade