Com 1,6 grau, Friburgo registra a menor temperatura do estado nesta terça

Na segunda-feira, termômetros do Inmet marcaram 1,4 grau, a segunda mais baixa do país e a mais baixa do ano na cidade
terça-feira, 08 de agosto de 2017
por Dayane Emrich
Foto de capa
O termômetro da Alberto Braune marcando 3 graus às 7h desta terça-feira (Foto da leitora Vera Barcellos)

O frio não quer dar trégua para os friburguenses. Depois de registrar o recorde de 1,4 grau, ontem, 7, a estação meteorológica de Salinas, na zona rural de Nova Friburgo,  registrou 1,6 grau na manhã desta terça-feira, 8. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura foi a menor registrada em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Marlene Leal, meteorologista do Inmet, explicou o motivo dessa nova onda de frio intenso. “Há uma massa de ar polar sobre a região. Durante a madrugada, as temperaturas caem muito, já que o céu aberto provoca grande perda radiativa e contribui para as baixas temperaturas”, afirmou ela.

No Centro, diversos moradores aproveitaram para, mais uma vez, fotografar o relógio digital instalado na Avenida Alberto Braune que, por volta das 7h da manhã, exibia 3 graus.

Apesar do frio intenso em Nova Friburgo, as vizinhas Petrópolis e Teresópolis, no entanto, têm sofrido menos com o inverno.  Na manhã desta terça-feira, por exemplo, a mínima registrada em Teresópolis foi 8,6 graus, enquanto em Petrópolis os termômetros marcaram 8,8 graus de mínima.

Ainda segundo o instituto, a previsão para esta quarta-feira, 9, em Nova Friburgo é de mínima de 13 graus e máxima de 26. O dia deve amanhecer nublado, mas não há previsão de chuva. Para a quinta-feira, 10, a temperatura deve ficar entre 11 e 19 graus; e na sexta-feira, entre 9 e 18 graus. Para os dois dias a previsão é de sol e céu limpo.

Recordes

Na última segunda-feira, a cidade foi considerada a segunda mais fria do país, perdendo por apenas um décimo para o município de Monte Verde, em Minas Gerais. Até então, a menor temperatura na cidade havia sido registrada no último dia 27, quando o município marcou 1,5 grau.

Em relação à menor temperatura do país, Nova Friburgo foi a cidade mais fria do Brasil no dia 1º de julho, também segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na ocasião, em Salinas, os termômetros marcaram apenas 2,2 graus. Na data, a segunda menor temperatura do Brasil foi registrada em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul; 4,1 graus.

 

LEIA MAIS

Apresentações musicais, de dança e teatro fazem parte da programação

Levantamento deverá ser finalizado após o período de estiagem. Só em setembro foram 200 ocorrências

Máxima nesta terça deve ficar em 21 graus, chegando a 26 no fim de semana, enquanto mínima deve ficar em 13 durante a semana, em média

Publicidade
Agora Faz
TAGS: Frio | inverno | Turismo