Colégio Anchieta vai ganhar monumento

Obra foi idealizada pelo reitor do colégio, padre Luiz Antônio Monnerat, e concretizada por Felga de Moraes
quarta-feira, 27 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Monumento em homenagem a São José de Anchieta será inaugurado no dia 6 de junho (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Monumento em homenagem a São José de Anchieta será inaugurado no dia 6 de junho (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

Na tarde da última sexta-feira, 22, o artista plástico friburguense Felga de Moraes apresentou o monumento criado em homenagem a São José de Anchieta e ao Colégio que leva o nome do padre jesuíta. O evento foi na sede da Pedrinco, no Parque São Clemente, e estiveram presentes os empresários Dalton Carestiato e Roberto Galvez e a assessora comunitária do Colégio Anchieta, Jane Ayrão. 

O monumento era um desejo antigo do Padre Luiz Antônio Monnerat, que o idealizou. Quando ele passou pela Praça da Bandeira e viu o monumento feito por Felga em homenagem à Polícia Militar, fotografou a placa e guardou o nome do artista. Dias depois, Felga foi ao Colégio Anchieta e, por acaso, encontrou Pe. Antônio. Quando apresentados, Pe. Antônio reconheceu o nome do artista e compartilhou a sua vontade de instalar, no colégio, o sonhado monumento.

A obra “São José de Anchieta”, feita com uma chapa de ferro, possui 2,5 metros de altura, 2 cm de espessura e pesa cerca de 200kg. Segundo Felga, o material utilizado foi doado pela Pedrinco, assim como a mão de obra de dois soldadores. A peça foi concluída em um dia. 

Para Jane Ayrão, trata-se de uma grande conquista. “Essa obra é realmente um sonho e o Padre Toninho, nosso reitor, deu vida, junto ao Felga, a esse sonho. Parece que foi uma providência divina. O encontro entre eles foi pura coincidência. Nós não pensávamos que isso iria virar realidade tão rápido”, disse ela. 

A inauguração da obra será no dia 9 de junho, dia de São José de Anchieta, no colégio, situado na Rua General Osório, 181. 

Vale destacar ainda que Felga foi o criador de diversos outros monumentos espalhados pela cidade. Entre eles estão a obra “Bombeiro Herói”, feita em honra aos que morreram durante o exercício da profissão, a escultura “Mão Amiga”, em homenagem à Polícia Militar e, mais recente, a ser inaugurada no próximo dia 30, a peça Cisne Branco, no Sanatório Naval de Nova Friburgo.

Troféu Anchieta

Através do Instituto Felga i Gracias, o artista friburguense, junto ao colégio Anchieta, está lançando o troféu São José de Anchieta. De acordo com Felga, o colégio pretende todos os anos, no dia de São José de Anchieta — comemorado em 6 de junho — realizar a distribuição da honra para as pessoas que colaboraram com o colégio, são importantes para a instituição e a ajudam de alguma maneira.  

  • Da esquerda para a direita: Élica Estebanez, Jane Ayrão, Dalton Carestiato, Felga de Moraes e Roberto Galvez (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Da esquerda para a direita: Élica Estebanez, Jane Ayrão, Dalton Carestiato, Felga de Moraes e Roberto Galvez (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Monumento em homenagem a São José de Anchieta será inaugurado no dia 6 de junho (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Monumento em homenagem a São José de Anchieta será inaugurado no dia 6 de junho (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: monumento | São José de Anchieta | Colégio Anchieta | Arte | escultura
Publicidade