Colégio Anchieta recebe a maior honraria do Estado do Rio

Medalha Tiradentes foi entregue pela Alerj por indicação de deputado friburguense
segunda-feira, 25 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Jane Ayrão e alunos de teatro do Taca receberam uma moção especial de louvor entregue pelo deputado Wanderson Nogueira e o ator Bernardo Dugin
Jane Ayrão e alunos de teatro do Taca receberam uma moção especial de louvor entregue pelo deputado Wanderson Nogueira e o ator Bernardo Dugin

Por todas as histórias proporcionadas pelo Colégio Anchieta, ao longo dos seus 130 anos de existência e tradição no ensino, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu ao educandário jesuíta a Medalha Tiradentes, maior honraria do estado. A homenagem ocorreu na noite da última sexta-feira, 22, no teatro próprio colégio, e foi resultado de indicação do deputado estadual Wanderson Nogueira.

A cerimônia que reuniu autoridades, educadores, alunos e ex-alunos, além de membros da comunidade anchietana, foi abrilhantadas por uma apresentação especial do grupo Teatro Amador do Colégio Anchieta (Taca), que encenou uma passagem da vida de Tiradentes. 

Ao longo da solenidade, seis personalidades receberam moções de louvor e aplausos: José Antônio Pinho, Martha Helena Fernandes, Luiz Antônio de Araújo, padre Luiz Pecci, Paulo Cézar da Costa Marins, Dilva Maria de Moraes, além do Taca, representado por Jane Ayrão.

Para o deputado estadual, a concessão da honraria permitiu que diversas histórias fossem relembradas, além do reconhecimento a uma tradicional instituição de ensino da região que tem laços profundos com o desenvolvimento de milhares de friburguenses, e da reunião de personalidades que batalham pela educação do município. 

“Dizem que o céu é um lugar onde existe o paraíso, com cachoeiras, árvores, pássaros cantando e animais correndo. Para mim, o céu é ainda mais do que isso. Somam-se os melhores momentos das nossas vidas e as pessoas que compartilharam com a gente, e parte do meu céu também estão os momentos que vivi como funcionário no Colégio Anchieta. A Medalha Tiradentes é um símbolo de reconhecimento e me orgulho em conceder a medalha ao Anchieta”, disse o deputado.

Coube ao reitor do Colégio Anchieta, padre Luiz Antonio Monnerat, receber o diploma e a Medalha Tiradentes. Emocionado, ele agradeceu a honraria, presenteou o parlamentar com uma lembrança da unidade e falou um pouco da história da instituição de ensino. 

“Entre os muitos presentes, também prestigiaram a solenidade o diretor acadêmico do Colégio Anchieta, professor Ricardo Ribeiro; o diretor administrativo, Carlos Eduardo Cortês; os vereadores Gustavo Barroso, Zezinho do Caminhão e Professor Pierre e também a secretaria municipal de Cultura de Nova Friburgo, Cristina Sacchetto.

A animação da noite ficou por conta da Euterpe Friburguense, que se apresentou sob regência do maestro Nelson José da Silva Neto.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Colégio Anchieta | ALERJ
Publicidade