Clube do Trem lutará por museu e ferrovia turística em Nova Friburgo

Fundação mobilizou governo e sociedade civil; cerimônia na sede da Real Banda Euterpe deu posse à primeira diretoria da entidade
quinta-feira, 24 de agosto de 2017
por Márcio Madeira
Os membros, sócios fundadores e convidados da  recém-criada Associação de Amigos da Preservação e Memória do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo, o Clube do Trem (Foto: Márcio Madeira)
Os membros, sócios fundadores e convidados da recém-criada Associação de Amigos da Preservação e Memória do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo, o Clube do Trem (Foto: Márcio Madeira)

"Fiz questão de estar presente, porque tenho a certeza de que esta é uma ocasião histórica. No futuro, todos nós sentiremos orgulho por termos participado deste momento.” Com essas palavra, Adriana Ventura, diretora da VOZ DA SERRA, resumiu o sentimento de todos os presentes à assembleia geral que oficializou a fundação, aprovou o estatuto, elegeu e deu posse à primeira diretoria da Associação de Amigos da Preservação e Memória do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo, cujo nome fantasia é “Clube do Trem Nova Friburgo”.

O nascimento da entidade de direito privado, apartidária, sem fins lucrativos e de cunho histórico, cultural e educativo foi testemunhado e amparado pelo governo municipal, representado pelo secretário de Cultura, Marcos Marins, e também pelo gerente do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP), André Luiz Gomes. Da mesma forma, a sociedade friburguense esteve muito bem representada pelos os 21 sócios fundadores e também pela plateia que prestigiou a cerimônia. Como bem definiu Girlan Guilland, designado primeiro-secretário da entidade, “o Clube do Trem nasceu forte como uma criança robusta, resultado de um sonho que vai se tornando realidade pela concretização coletiva”.

Além de Marcos Marins e André Luiz Gomes, a Mesa Diretora foi composta também por Vera Lúcia Cintra, assessora parlamentar representando o deputado estadual Wanderson Nogueira; Ordilei Alves da Costa, acadêmico, pesquisador ferroviário e presidente do Clube do Trem; Adriana Ventura, diretora de AVS; e pela presidente da Academia Friburguense de Letras, Tereza Malcher.

Em seu discurso de posse, Ordilei exaltou a objetividade que deu origem ao clube. “Os fundadores do Clube do Trem acalentam o sonho de ter sua memória resgatada e vê-lo novamente por aqui. São dois desejos possíveis de realizar: o museu do trem e uma ferrovia turística em nossa região. O museu já está em andamento. (...) Quanto à ferrovia turística, no dia 10 passado, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, foram apresentadas emendas ao Projeto de Lei nº 1252/2012 que cria o Programa Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária com objetivos turísticos. Para alegria nossa, o deputado friburguense Wanderson Nogueira apresentou uma emenda incluindo o trecho Murineli x Sumidouro, onde o leito que liga Murineli a Mariana possui três túneis intactos, juntamente com os 10,5km preservados e sem invasão. Sumidouro é município limítrofe de Nova Friburgo e a construção de uma ferrovia cênica ali desenvolverá turisticamente toda região, pois ela passará a constar dos roteiros de agências que trarão turistas, inclusive estrangeiros.”

Desdobramentos

Tendo o objetivo de estimular a recuperação da memória ferroviária em toda a região, o Clube do Trem recebeu no dia de sua fundação a solicitação para a abertura de seu primeiro núcleo fora de Nova Friburgo. Ao fim da cerimônia, o Sr. Déscio Luiz Frerie, ex-secretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim, formalizou o pedido para que a cidade vizinha possa abrigar uma representação da entidade friburguense. Na ocasião também foi acordado que um encontro será realizado em breve, para apresentação e abertura da unidade.

Confira a lista de sócios fundadores do Clube do Trem

Renato Henrique Gomes da Silva, vice-presidente; José Carlos Schuenck, membro do Conselho Fiscal; Marco Aurélio de Oliveira Fonseca; Luciano Jacques de Moraes Junior, membro do Conselho Fiscal; Girlan Guilland, primeiro-secretário; Deborah Gomes da Cunha, secretária executiva; Lauro Henrique Alves Pinto, diretor de Patrimônio e Acervos; Márcio Madeira da Cunha, diretor de Relações Públicas; Jorge Plácido Ornelas de Souza, sexto diretor vogal; Ordilei Alves da Costa, presidente; Antônio Carlos Rodrigues Scofano, quinto diretor vogal; Alcindo Alves dos Reis Filho, segundo tesoureiro; Hiago Antônio Torres da Silva, primeiro diretor vogal; Sérgio Vieira da Cunha, primeiro tesoureiro; José Francisco Rohen, membro do Conselho Fiscal; Reynaldo Thurler, segundo diretor vogal; Gilberto Luiz Rabelo, membro do Conselho Fiscal; José Marcelo Cruz, quarto diretor vogal; Leila Maria Carvalho Pinheiro, segunda secretária; Guillaume Achiles Clair Marie Isnard Filho, terceiro diretor vogal; Licínio Cardoso, membro do Conselho Fiscal; Paulo Benitez da Silva, diretor jurídico; Marisa Gemma Barbosa Gomes; Manoel Joaquim de Carvalho Ferreira; e Gilberto Pinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | 200 anos
Publicidade