Cirurgia de idosa é cancelada pela quinta vez no Raul Sertã

Cibercília dos Santos, 82, está internada há quarenta dias na unidade aguardando procedimento cirúrgico
terça-feira, 21 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Após mais de um mês, a senhora Cibercília Soares dos Santos deixou de ser operada na semana passada por suposta interdição de setores do hospital (Cortesia de Heloísa Helena Santos)
Após mais de um mês, a senhora Cibercília Soares dos Santos deixou de ser operada na semana passada por suposta interdição de setores do hospital (Cortesia de Heloísa Helena Santos)

A cirurgia no fêmur da perna esquerda de Cibercília Soares dos Santos não aconteceu novamente nesta segunda-feira, 20, porque a idosa está com infecção urinária. Essa é a quinta vez que o procedimento cirúrgico foi cancelado pela equipe de ortopedistas do Hospital Municipal Raul Sertã. A idosa, de 82 anos, fraturou a perna após cair da cama na casa em que mora com a família no Vale do Paraíso. Ela está há quarenta dias internada na unidade médica esperando por uma cirurgia que já deveria ter sido realizada.

“Para mim, ela estava com infecção urinária há algum tempo, mas não tem atendimento clínico adequado no hospital. Por diversas vezes reclamamos, pedindo um clínico-geral, porque desconfiávamos que ela estivesse com a infecção. Se você for lá agora, tem poucos médicos, porque chega feriado, fim de semana e não tem ninguém para dar assistência. Eu estou perdendo as esperanças, porque minha mãe chegou lá com uma fratura e eu estou achando que ela não vai sair com vida do hospital”, disse o contador Natanael Soares, filho da idosa.

Como A VOZ DA SERRA noticiou na semana passada, a cirurgia de Cibercília foi marcada pela primeira vez treze dias depois da internação da aposentada no Raul Sertã. O procedimento, entretanto, não aconteceu por causa de um distúrbio na coagulação do sangue da idosa. A equipe do hospital então remarcou o procedimento, que foi em seguida cancelado por falta de sangue para transfusão durante a cirurgia. “Eu tive que fazer uma campanha de doação e nós conseguimos abastecer o banco de sangue do hospital”, contou Natanael, de 53 anos.

Os médicos reagendaram a cirurgia da aposentada pela terceira vez para a última terça-feira, 14, mas a operação não aconteceu de novo porque, segundo Heloísa Helena Soares, neta da idosa, os ortopedistas tinham ido embora. A cirurgia foi remarcada para o dia seguinte, mas também não foi realizada porque o hospital não teria a estrutura necessária para realizar o procedimento, e por causa da suposta interdição realizada pela Vigilância Sanitária no centro cirúrgico. No fim da semana passada, o órgão da Secretaria Estadual de Saúde informou, por e-mail, que não interditou o centro cirúrgico do Raul Sertã, mas que manteve a interdição da lavanderia e do centro de esterilização durante fiscalização realizada na terça-feira, 14. A Vigilância Sanitária não explicou por que manteve os dois setores do hospital fechados.  

“Eu perguntei para uma ortopedista se ela tinha mentido para os pacientes quando nos informou que o centro cirúrgico estava interditado pela Vigilância Sanitária e ela disse que não estava mentindo. Ela falou que se tem mentira, é a deles lá, para não ficarem mal com o governo”, disse Natanael. Numa foto feita pela neta da idosa na semana passada, a porta do centro cirúrgico estava fechada com uma atadura.

Por causa do feriado, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde não respondeu as perguntas enviadas por A VOZ DA SERRA nesta segunda-feira, 20.

Cibercília continua internada. Além da fratura na perna e da infecção urinária, ela está com escaras nas costas, um tipo de ferida causada por estar há muito tempo deitada na cama do hospital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | Nova Friburgo | Hospital Municipal Raul Sertã
Publicidade