Cinco curiosidades que merecem destaque nestes 198 anos de Nova Friburgo

Criada por decreto real, cidade tem aspectos únicos em sua história e relevo
sexta-feira, 13 de maio de 2016
por Flávia Namen
A Igreja Luterana é uma das heranças trazidas da Europa para a cidade
A Igreja Luterana é uma das heranças trazidas da Europa para a cidade

Nesta edição especial em comemoração aos 198 anos de fundação de Nova Friburgo, vale destacar algumas peculiaridades que fazem do município um lugar único para se viver. 

Além de marcantes fatos históricos no âmbito político e religioso, a cidade é cercada de belezas naturais como o Pico Maior, ponto culminante da Serra do Mar. Outro atrativo é o clima, cuja excelência foi decisiva para a vinda dos primeiros suíços e a instalação de colégios, hotéis e do Sanatório Naval. Confira cinco dados marcantes e curiosos sobre nossa Nova Friburgo como forma de festejar este 16 de maio.  

Nova Friburgo é a única das 5.570 cidades brasileiras criada a partir de um decreto real assinado em 16 de maio de 1818 por Dom João VI — então rei de Portugal, Brasil e Algarves. Antes disso, quando o Brasil ainda era colônia, D. João criou outras cidades, especialmente no Rio Grande do Sul. Todas elas, no entanto, anteriores a 1808, quando ainda era príncipe-regente. Também foi o primeiro município do Brasil a ser criado e planejado para depois receber os seus primeiros habitantes, os colonos suíços, vindos em sua maioria do Cantão de Fribourg. Por conta disso, a cidade foi batizada de Nova Friburgo.

Localizada no coração do estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo está exatamente no centro do mapa estadual. A estratégica posição geográfica está delimitada no ponto geodésico afixado na tradicional Praça Getúlio Vargas, na alameda central próximo à base da estátua de Alberto Braune (foto).

Apesar de pouco divulgado, o berço da colonização alemã no Brasil é Nova Friburgo. O município recebeu os primeiros colonos alemães em 3 de maio de 1824, data que também representa um marco para a liberdade religiosa no país. Isso porque os colonos que chegaram ao município estavam acompanhados do pastor Friedrich Oswald Sauerborn, que realizou o primeiro culto luterano em solo nacional.

Os alemães também fundaram a mais antiga comunidade protestante oficialmente organizada e autorizada a funcionar no país e na América Latina. O primeiro matrimônio luterano celebrado em território brasileiro também foi feito em Friburgo, em 30 de maio de 1824, conforme registros da época.

Decisivo para o progresso e o desenvolvimento social e econômico do município, o clima europeu é outro atrativo que traz um diferencial à paisagem urbana friburguense. Prova disso é que o  município ganha um charme a mais com a chegada das baixas temperaturas e costuma figurar com frequência na lista dos mais frios do país.

A pouca incidência de chuvas e a névoa característica do inverno evidenciam as belezas de tradicionais pontos turísticos como os jardins do Nova Friburgo Country Clube (foto), a Praça Getúlio Vargas e as badaladas localidades do Cônego, Lumiar e São Pedro da Serra. Nos distritos rurais, a ocorrência de geadas também oferece um lindo espetáculo e repercute nas redes sociais e canais de notícias.

As montanhas de Nova Friburgo estão entre as mais altas da Serra do Mar, conforme medições inéditas feitas em outubro de 2014 pelo doutor em geociências Antonio Paulo Faria. O Pico Maior e o Pico do Caledônia (ao fundo), ambos localizados na cidade, são as montanhas mais altas da cadeia do relevo brasileiro que vai de Santa Catarina ao Rio de Janeiro, com respectivamente 2.366 m e  2.257m.

 

 

 

 

  • A estátua que homenageia Alberto Braune faz parte da Praça Getúlio Vargas, no Centro

    A estátua que homenageia Alberto Braune faz parte da Praça Getúlio Vargas, no Centro

  • A beleza dos jardins do Country Club são as mais usadas nos cartões-postais

    A beleza dos jardins do Country Club são as mais usadas nos cartões-postais

  • As Catarinas, O Pico do Caledônia, Cão Sentado e Três Picos formam a cadeia de montanhas de Friburgo

    As Catarinas, O Pico do Caledônia, Cão Sentado e Três Picos formam a cadeia de montanhas de Friburgo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | paisagens | Turismo
Publicidade