Cidade Inteligente: população vai poder acompanhar vídeos pelo Facebook

quinta-feira, 13 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia informou que o programa Cidade Inteligente sofrerá adaptações no que compete à liberação de imagens. Mais acessível à população, a partir de agora os vídeos captados das câmeras espalhadas por vários pontos da cidade poderão ser acompanhados por uma página oficial do sistema no Facebook (https://www.facebook.com/NFCidadeInteligente/).

De acordo com o subsecretário da pasta, Bruno Lannes, as imagens serão disponibilizadas em horários estratégicos, ainda não divulgados. Para isso, a equipe responsável pelo trabalho vem realizando a manutenção das câmeras que se encontravam inutilizadas por conta de fibra rompida, aparelhos queimados, entre outros problemas.

Ainda segundo Lannes, uma possível parceria com a secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana deve acontecer para propiciar um alinhamento com os agentes municipais de trânsito, o que deverá contribuir para o acompanhamento da movimentação de toda a cidade em tempo real. Com as novidades, o governo municipal espera que o programa se torne cada vez mais eficiente, tanto na área de segurança quanto na de trânsito.

Em vigor na cidade desde 2015, o Programa Cidade Inteligente consiste na implantação de uma rede de monitoramento urbano, que tem o propósito de reduzir os índices de criminalidade e infrações de trânsito no município. A estrutura do programa conta com a instalação de 32 câmeras de alta precisão, sendo 16 fixas e 16 do tipo speed dome (com rotatividade de 360°) — que vão desde a praça de Conselheiro Paulino ao Cônego, passando pelo centro da cidade até a Ponte da Saudade — e somam 25,5 km de rede de fibra óptica.

De acordo com o governo municipal, o monitoramento se dá durante 24 horas por dia, sete dias por semana, de dentro da Central de Operações, que recebe as imagens dos pontos contemplados pelas câmeras. Na sede da Central de Operações ficam alocados funcionários treinados das secretarias de Ciência e Tecnologia e Mobilidade Urbana, além de um policial militar. E, em situações pontuais, em que se faz necessário, podem ser acionados ainda representantes da secretaria de Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de outras instituições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cidade inteligente
Publicidade