Chuvas deixam casas interditadas em Nova Friburgo

Ao todo a Defesa Civil do município registrou 6 ocorrências
segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Seis casas precisaram ser interditadas devido a desmoronamento em um terreno em obra (Foto: Henrique Pinheiro)
Seis casas precisaram ser interditadas devido a desmoronamento em um terreno em obra (Foto: Henrique Pinheiro)

Os fortes temporais do fim de semana e da madrugada da última segunda-feira, 16, em Nova Friburgo, assustaram os friburguenses e provocaram uma série de transtornos e danos em diversos pontos da cidade. Ao todo, a Defesa Civil registrou seis ocorrências. Além de ruas alagadas, houve queda de barreira e de muros.

O caso mais grave aconteceu por volta das 15h de domingo, 15, na Avenida dos Ferroviários, no distrito de Conselheiro Paulino. No local, onde estaria sendo construído um prédio, ocorreu um desmoronamento. Como consequência seis residências no entorno precisaram ser interditadas e 15 pessoas foram desalojadas.

Um morador, que preferiu não se identificar, disse: “Graças a Deus não havia ninguém na obra ou próximo a ela. Se não, certamente teria acontecido uma tragédia. Eu moro em uma das casas que foram interditadas. A Defesa Civil nos entregou uma carta pedindo que saíssemos do imóvel”. Ainda segundo ele, o responsável pela obra ofereceu casas para as seis famílias desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil, houve ocorrências também em Mury, na localidade de Debossan, onde um muro desabou e atingiu uma casa; na Vila Amélia, na Rua Souza Cardoso, onde uma pedra rolou, e em Varginha, onde duas residências foram interditadas.

Já na manhã da última segunda-feira, a secretaria atendeu chamados nas Braunes — na Rua Manoel Antunes Nogueira — e no Catarcione: ambos por queda de muros. Na RJ-150, que liga Nova Friburgo a São José do Ribeirão, houve queda de barreira, na altura do Memorial Parque das Montanhas. Por causa do incidente o trânsito ficou em meia-pista.

Também devido à chuva da madrugada desta segunda, as ruas que circundam a Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, como a Sete de Setembro, Francisco Miele e Farinho Filho, ficaram alagadas. Além da pista, parte das calçadas ficaram encobertas, dificultando a passagem de veículos e de pedestres.    Pela manhã, diversos comerciantes precisaram lavar os estabelecimentos para retirar a sujeira. “Abrimos mais cedo para limpar. Não tem jeito, tem que lavar tudo”, disse a vendedora de uma ótica, Priscila de Souza.

Segundo a Defesa Civil, foram registrados 24 milímetros, apenas entre domingo e sábado. O pico máximo de chuva foi no bairro Vila Nova, com 51 milímetros, seguido de Varginha, com 50 milímetros. A mínima foi na localidade de Cardinot, onde choveu apenas 4 milímetros. Em nota, a pasta informou ainda que o município permanece em estágio de atenção.

  • O entorno da Estação Livre ficou alagado (Foto: Leitor via WhatsApp)

    O entorno da Estação Livre ficou alagado (Foto: Leitor via WhatsApp)

  • (Foto: Leitor via WhatsApp)

    (Foto: Leitor via WhatsApp)

  • (Foto: Leitor via WhatsApp)

    (Foto: Leitor via WhatsApp)

  • Desmoronamento nas Braunes (Foto: Leitor via WhatsApp)

    Desmoronamento nas Braunes (Foto: Leitor via WhatsApp)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: chuvas
Publicidade