Chamada pública para agricultura familiar termina sexta-feira

Produtos serão usados para a merenda dos alunos das escolas estaduais
quarta-feira, 27 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar em 2015 será encerrada nesta sexta-feira, 29. Os produtores de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural que estejam interessados em fornecer seus produtos para a rede estadual de ensino devem se apresentar a uma das unidades escolares. O prazo termina nesta sexta e o resultado deverá ser divulgado no dia 5 de junho. O contrato será válido até o fim do ano letivo.

A iniciativa atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae-RJ), conforme a lei, e busca incentivar hábitos alimentares mais saudáveis entre os alunos da rede estadual de ensino. O programa, que já está presente em mais de 400 escolas da rede estadual, impulsiona a economia local, estimula a agrobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, representa um canal importante de comercialização, geração de renda com regularidade, e contribui para o aumento de emprego no meio rural.

Quinze escolas de Nova Friburgo estão inscritas no programa

A elaboração da especificação técnica dos gêneros alimentícios que poderão ser adquiridos na Chamada Pública é feita pela Seeduc, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RJ), levando em consideração os alimentos típicos da agricultura do Estado. Este ano, a especificação técnica conta com 39 itens. São eles: abacaxi, abóbora, abobrinha, aipim, alface, arroz, bananada, banana-prata, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, caqui, cebolinha, cenoura, coentro, couve, couve-flor, chuchu, espinafre, feijão, filé de peixe, goiaba, goiabada, inhame, iogurte, laranja natal e seleta, limão, manga, mel, melancia, ovos e ovos de galinha caipira, pepino, quiabo, repolho, salsa, tangerina, tomate e vagem.

Os produtores da região interessados em fornecer gêneros alimentícios para o programa podem se dirigir às seguintes escolas estaduais: Marcílio Dias e Galdino do Valle Filho, no Paissandu; João Bazet, no Bairro Ypu; Júlio Salusse, na Chácara do Paraíso; Eduardo Breder, em Campo do Coelho; Instituto de Educação de Nova Friburgo, no Centro; Canadá, em Olaria; Professor Carlos Côrtes, no Catarcione; Professora Zélia dos Santos Côrtes, na Vila Amélia; Augusto Spinelli, no Cônego; Padre Franca e Carlos Maria Marchon, em Lumiar; José Martins da Costa, em São Pedro da Serra; Salustiano Serafim Ribeiro, em São Geraldo; além do Ciep Glauber Rocha, em Conselheiro Paulino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | agricultura familiar | agricultura | merenda | escola | Educação | saúde | programa | alimentação | alimentação saudável
Publicidade