Cevest completa 10 anos de funcionamento

Espaço recebeu da prefeitura selo oficial; sete mil alunos já foram capacitados pelo centro
sexta-feira, 02 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A coordenadora do Cevest, Valdete Lisboa (à esquerda), prestou homenagem à instrutora Maria Neiva
A coordenadora do Cevest, Valdete Lisboa (à esquerda), prestou homenagem à instrutora Maria Neiva

Na última quarta-feira, 30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi lançado pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, o selo comemorativo pelos 10 anos do Centro de Formação e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário (Cevest)—inaugurado em 2005, o único capacitador de mão de obra voltada para a moda até a inauguração do Senai Espaço da Moda.

O centro atende em média 200 alunos por mês, com idade entre 16 e 80 anos. No espaço são realizadas atividades complementares, como palestras, e de empreendedorismo em parceria com o Sebrae e na confecção dos uniformes da prefeitura. Além da participação em feiras de informação profissional junto às escolas da região, o centro também participou das três últimas Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Nesses 10 anos de atuação na cidade, o espaço capacitou mais de sete mil alunos, tanto do município quanto de toda a região, oferecendo cursos de formação inicial e continuada, todos inteiramente gratuitos. Atualmente, o centro oferece cursos de costura íntima, costura plana, corte industrial, Audaces (modelagem computadorizada), além de modelagens íntima, fitness, plana e modinha, desenho de moda, iniciação em estilo e artesanato e oficina com aproveitamento de resíduos sólidos de confecção. O foco principal é dar qualificação básica para as pessoas que queiram atuar no setor do vestuário.

O secretário de Governo Edson Lisboa destacou a importância no trabalho realizado pela prefeitura: “É muito legal conseguir um programa que permanece no serviço público por mais de 10 anos, isso é muito difícil nas administrações públicas desse país. Nós temos que adotar a cultura do planejamento, de tocar os bons programas e bons projetos deixados pelos governos anteriores e projetar os nossos”, concluiu.

Foto da galeria
A secretária de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, em seu discurso (Foto: Leonardo Vellozzo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cevest | OAB | Secretaria de Ciência | tecnologia | Inovação e Educação Profissionalizante e Superior
Publicidade