Cerimônia em memória a Jaburu reuniu artistas e amigos nos jardins do Country

Recital de poesia e música intercalaram depoimentos sobre a vida do fundador do Grupo de Arte, Movimento e Ação
segunda-feira, 23 de maio de 2016
por Ana Borges
Familiares, amigos, membros do Gama, entre outros presentes ao evento, manifestaram seus sentimentos durante o encontro (Foto: Daniel Marcus)
Familiares, amigos, membros do Gama, entre outros presentes ao evento, manifestaram seus sentimentos durante o encontro (Foto: Daniel Marcus)

O presidente do Country Clube, Roosevelt Concy, deu início à cerimônia de despedida e inauguração de um espaço dedicado à memória do produtor e diretor de teatro Julio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, numa bela manhã ensolarada de domingo, dia 22, nos jardins do Nova Friburgo Country Clube. Em clima de descontração, teve música, poesia, histórias, momentos de puro humor sobre o espírito brincalhão e alegre desta querida figura que partiu há pouco mais de um mês. 

O momento solene ficou por conta da deposição das cinzas de Jaburu em torno da muda de um ipê-branco que foi plantada ao lado de uma pedra onde foi afixada uma placa um sua homenagem. Em sua fala, Roosevelt revelou o convite que fez ao presidente do Gama, Chico Figueiredo, para que as cinzas do diretor fossem depositadas num dos jardins onde o clube pretendia transformar, de fato, num Canto do Jaburu. Desta forma, o canto, seria mais abrangente, não apenas restrito ao gênero musical, mas um espaço para manifestações culturais e artísticas. 

“Tivemos pouco tempo para organizar e produzir o que decidimos fazer. Corremos para aprontar tudo, nós e quem mais se envolveu nesse projeto. Contamos com a eficiência e boa vontade dos funcionários, que em se tratando de Jaburu, muito querido por todos, não mediram esforços para fazer tudo em tempo recorde. Abrimos um caminho que antes era uma pequena trilha, construímos um caramanchão, colocamos um piso que serve de palco e espalhamos bancos entre as árvores, com canteiros, postes de iluminação, sempre aproveitando as madeiras de árvores podadas para assentos e mesas. A pedra, de tamanho e formato perfeitos para afixar a placa, foi encontrada no bosque atrás do clube. E agora, nos demos conta que tudo contribuiu para que este momento, cercado de beleza, que certamente ficará guardado em nossa memória e coração para sempre. Sinto que Jaburu, ao jeito dele, está curtindo nos ver aqui todos juntos, falando dele, lembrando seu jeito peculiar de interpretar a vida”, discursou Roosevelt, visivelmente emocionado. 

O público presente era representativo de todas as atividades a que Jaburu se dedicava. O quinteto de sopros da Banda Euterpe Friburguense se apresentou, assim como o violonista e cantor Tiago Guzzo, que interpretou Noel Rosa. Artistas recitaram poesias: Rodrigo Guadagnini, Irapuã Guimarães, Luisa Carvalho, Elisabeth Souza Cruz, Silvio Poeta, entre outros. Ex-colegas do Banco do Brasil, relembraram fatos engraçados, brincadeiras típicas do Jaburu, tão conhecido por seu humor vibrante. Zilah Cavancanti contou histórias da família, recordou momentos da infância e juventude do irmão, em Viçosa (MG), onde nasceram. E tantos outros amigos, atores, atrizes e colegas fizeram questão de dizer algumas palavras. 

Assim transcorreu, num clima que misturava alegria, saudade, comoção e paz de espírito, esse encontro de pessoas que amavam e amam Julio Cezar, o inesquecível Jaburu.

 

Foto da galeria
Após o descerramento da placa em sua homenagem, as cinzas de Jaburu foram depositada sobre a árvore plantada no espaço dedicado ao fundador do Gama (Foto: Daniel Marcus)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jaburu | GAMA | Nova Friburgo Country Clube
Publicidade