Cerca de 30 mil estudantes voltam às aulas nesta segunda

Redes municipal e estadual de Nova Friburgo ainda estão com matrículas abertas
segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018
por Karine Knust
Foto de capa

Pouco mais de 30 mil estudantes da rede estadual, municipal e particular vão voltar às aulas nesta segunda-feira, 5. Após um janeiro “morno”, aos poucos Nova Friburgo volta à rotina, na semana que antecede o carnaval. A rede municipal de ensino reúne 46 unidades de educação infantil (creche e pré-escola) e outras 78 de ensino fundamental. O município ainda está efetuando matrículas e por isso, ainda não possui o número concreto de alunos, mas a estimativa a rede reúna este ano 18 mil alunos.

Em Nova Friburgo há ainda outras 25 escolas subordinadas à Secretaria estadual de Educação (Seeduc). As matrículas também não foram finalizadas, mas, de acordo com o último Censo, são cerca de nove mil alunos matriculados na rede estadual que retornam às salas de aula nesta segunda-feira.

Desde a última quinta-feira, 1º, a Seeduc realiza as inscrições para o preenchimento das vagas remanescentes na rede. Nesta etapa, o aluno deve ir à escola de sua preferência e verificar a disponibilidade de oportunidades para as séries pretendidas. A matrícula é feita diretamente na unidade de ensino. O candidato deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade ou documento que a substitua (certidão de nascimento ou casamento) original e CPF, se possuir; histórico escolar ou declaração da última unidade de ensino em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos; laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso) e comprovante de residência.

Segundo o secretário de Educação, Wagner Victer, a rede estadual recebeu cerca de 227 mil inscrições na primeira fase. Já na segunda etapa, foram 98.443 novos alunos cadastrados. “Além disso, aproximadamente 460 mil estudantes renovaram as matrículas para o ano letivo de 2018”, completou o secretário.

 

LEIA MAIS

Evento reuniu estudantes graduados à distância, professores e suas famílias no Ciep da Via Expressa

Polo integrado por universidades públicas tem hoje em Friburgo cerca de 1.800 alunos matriculados em seis cursos de graduação

Prova será aplicada em 16 de setembro e incluirá questões baseadas no livro “O Alienista”, de Machado de Assis

Publicidade
TAGS: Educação