Cavaleiros da Cultura vão distribuir livros em escolas de Conselheiro

Grupo partirá às 9h do Haras Kailua nesta sexta, em evento paralelo à Flinf
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Cavaleiros da Cultura chegam a uma escola municipal em São João Nepomuceno, em Minas (Reprodução da internet)
Cavaleiros da Cultura chegam a uma escola municipal em São João Nepomuceno, em Minas (Reprodução da internet)

Paralelamente à Feira Literária de Nova Friburgo (Flinf), nesta sexta-feira, a partir das 9h, partindo do Haras Kailua, 20 cavaleiros estarão distribuindo mochilas com livros em escolas públicas de Conselheiro Paulino. O grupo faz parte da Associação Cavaleiros da Cultura, que desde 2008 desenvolve projetos de incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes.

Desde então, mais de 850 mil livros foram entregues, dez mil quilômetros foram percorridos a cavalo e 102 cidades foram visitadas pelo grupo, que começou a atuar em Minas Gerais.

Como instrumento, a entidade escolheu as cavalgadas culturais – viagens com doações de livros – apostando em regiões distantes do país, fora do eixo das grandes cidades. Além disso, o grupo se dedica, ainda, à capacitação de professores da rede pública de ensino, através de parcerias com pedagogos e professores.

A primeira expedição literária ocorreu em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer, idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer. Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo, com o apoio da Paulus Editora, por meio do Programa Direito e Cidadania. Foram percorridos 813km até Barretos (SP), em 19 dias. Devido ao sucesso da cavalgada, seus integrantes decidiram levar o projeto adiante. Em setembro de 2008, oficializaram a criação da associação e elaboraram um estatuto próprio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Flinf
Publicidade