Cavaleiros da Cultura distribuem livros em escolas

Representantes do governo municipal participaram da campanha, montados
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
O secretário de Cultura, Marcos Marins, mostra suas habilidades a cavalo (Arquivo pessoal)

Cerca de 20 cavaleiros partiram do  Haras Kailua na última sexta-feira, 27, para distribuir mochilas com livros em escolas públicas de Conselheiro Paulino. O grupo faz parte da Associação Cavaleiros da Cultura, que desde 2008 desenvolve projetos de incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes. A Escola Vale de Luz foi uma das contempladas, e os alunos explodiram de alegria, não só pelo presente como pela oportunidade de  ver os cavalos (fotos).

Desde 2008, mais de 850 mil livros foram entregues, dez mil quilômetros foram percorridos a cavalo e 102 cidades foram visitadas pelo grupo, que começou a atuar em Minas Gerais. Como instrumento, a entidade escolheu as cavalgadas culturais – viagens com doações de livros – apostando em regiões distantes do país, fora do eixo das grandes cidades. Além disso, o grupo se dedica, ainda, à capacitação de professores da rede pública de ensino, através de parcerias com pedagogos e professores.

Participaram da cavalgada em Friburgo  o secretário municipal de Cultura, Marcos Marins; a subsecretaria de Educação Patricia Ban; e a gerente da Biblioteca da Seretaria de Educação, Marcia Machado (foto).

A primeira expedição literária ocorreu em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer, idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer. Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo, com o apoio da Paulus Editora, por meio do Programa Direito e Cidadania. Foram percorridos 813km até Barretos (SP), em 19 dias. Devido ao sucesso da cavalgada, seus integrantes decidiram levar o projeto adiante. Em setembro de 2008, oficializaram a criação da associação e elaboraram um estatuto próprio.

LEIA MAIS

Evento reuniu estudantes graduados à distância, professores e suas famílias no Ciep da Via Expressa

Polo integrado por universidades públicas tem hoje em Friburgo cerca de 1.800 alunos matriculados em seis cursos de graduação

Prova será aplicada em 16 de setembro e incluirá questões baseadas no livro “O Alienista”, de Machado de Assis

Publicidade
TAGS: Educação