Carnaval 2018: Nova Friburgo pode ser tema de enredo no Rio de Janeiro

Indicação legislativa foi protocolada pelo presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal
sexta-feira, 17 de março de 2017
por Márcio Madeira
Cão Sentado (Foto: Beatriz Romana/Arquivo A VOZ DA SERRA)
Cão Sentado (Foto: Beatriz Romana/Arquivo A VOZ DA SERRA)

Em 2018, no ano de seu bicentenário, Nova Friburgo pode se tornar enredo de alguma escola de samba do grupo especial no Rio de Janeiro. O início da mobilização para divulgar a história e os atrativos friburguenses numa das plataformas de maior visibilidade disponíveis no Brasil partiu do presidente da Comissão de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio da Câmara Municipal, vereador Professor Pierre, que protocolou na casa uma indicação legislativa voltada a estimular e apontar caminhos para o estabelecimento de parcerias com este objetivo.

“O objetivo desta indicação é provocar positivamente o Poder Executivo, para que possa buscar essa projeção internacional o mais rápido possível”, explica Pierre. “A riqueza do processo histórico da criação de Nova Friburgo certamente ajuda muito, e oferece uma excelente plataforma a ser explorada por carnavalescos. Somos, afinal, a única cidade brasileira criada por decreto real, a que recebeu a primeira imigração suíça, a primeira imigração alemã...”.

O vereador também justificou a opção pela via legislativa, para uma situação que poderia ser tratada de maneiras diferentes. “Precisava de uma legislação para isso? Não. Mas fiz essa opção pela regulação para que possa haver uma participação de historiadores, do Legislativo, dos agentes públicos de turismo, da cultura, a própria Prefeitura, além de pessoas ligadas ao carnaval ou empresários que queiram apoiar. É apenas uma indicação legislativa, se o governo não quiser mandar o Projeto de Lei de volta para a Câmara, então que faça um decreto... Enfim, vale como sugestão.”

O vereador, por fim, alerta para a necessidade de que qualquer procedimento seja tomado com rapidez, dada a escassez de tempo para a definição do enredo das agremiações para os desfiles de 2018. “Sabemos que as agremiações costumam ter os seus enredos pré-definidos nesta altura do ano, mas nada impede que possa haver uma alteração ou adaptação. Ainda mais que os apoiadores deste enredo podem ser entes internacionais, uma vez que o desfile certamente irá falar sobre os povos formadores”, encerrou.

A indicação foi protocolada na última quarta-feira, 15, e deve seguir a apreciação do plenário nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo
Publicidade