Carnaval 2016: Alunão retorna à avenida celebrando a felicidade

Sem desfilar há dois anos, escola promete surpreender o público na avenida
terça-feira, 25 de agosto de 2015
por Dayane Emrich
Integrante da Alunos do Samba no desfile de 2012 (Foto: Carlos Mafort)
Integrante da Alunos do Samba no desfile de 2012 (Foto: Carlos Mafort)

Há pouco mais de uma semana, em uma grande festa que reuniu mais de 600 pessoas em sua quadra, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Alunos do Samba anunciou o enredo para o Carnaval 2016. Sem desfilar há dois anos seguidos — 2014 e 2015 —, a azul e branco do distrito de Conselheiro Paulino levará à passarela do samba da Avenida Alberto Braune o tema “Bem-aventurados os que são felizes”. Sugestão do carnavalesco Marcio Venancio, o enredo tem como inspiração o verso “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”, da música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha.

“Queremos levar alegria para a avenida. Todo mundo busca felicidade a todo o tempo. Não há tema melhor para retornarmos ao carnaval friburguense”, disse o presidente da escola, Felipe Guerra Borges, acrescentando que o retorno do Alunão ao carnaval friburguense será um grande desafio: “Estou à frente da agremiação desde o ano passado, mas essa será a primeira vez que a escola desfilará sob a minha gestão”, pontuou ele.

No total, a agremiação, que possui 12 títulos, levará para o desfile cerca de 900 componentes, divididos em 14 alas e quatro carros alegóricos. Questionado sobre o que o público poderá esperar do desfile, Felipe faz mistério. “Podemos garantir que será um belo desfile, que contagiará os presentes. Mas será surpresa”, disse entre risos.

Sobre as polêmicas que fizeram a escola ficar de fora dos últimos carnavais, Felipe garante que já está tudo resolvido. “A escola está com todos os documentos em dia e apta para realizar eventos voltados para a divulgação do samba na cidade”, afirmou. Ainda segundo Felipe, a Alunos do Samba será a primeira escola a passar pela Avenida Alberto Braune, no dia 7 de fevereiro de 2016 , domingo de carnaval, com previsão de início para as 20h.

Alunão completa 70 anos

2015 tem sido um ano muito especial para os friburguenses. Isto porque, além do jornal A VOZ DA SERRA, outra importante entidade do município também está completando 70 anos de fundação: a Alunos do Samba. Criada em fevereiro de 1946, a agremiação inicialmente recebeu o nome de “O Fluminense” e os ensaios eram realizados próximo ao local onde hoje está localizado o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Somente entre 1975 e 1976 (ninguém na agremiação sabe a data ao certo), a escola foi transferida para o distrito de Conselheiro Paulino, onde — como diz o atual presidente da escola, Felipe Guerra Borges — encontrou sua casa e foi abraçada por toda a comunidade. Os ensaios eram realizados na Praça Lafayette Bravo; depois, a escola conseguiu o terreno no qual hoje está localizada e onde funcionava um dos pontos da antiga estação Leopoldina.

Dona de 12 títulos (1947, 1948, 1950, 1954, 1955, 1963, 1964, 1965, 1987, 1990 1995 e 1996), a Alunos do Samba — que tem o Zé Carioca como símbolo — foi a primeira escola de samba de Nova Friburgo e a sua importância, não somente para o distrito de Conselheiro, mas para todo o município, é inquestionável. “Além de ter revolucionado o carnaval friburguense, principalmente entre as décadas de 80 e 90 — quando inovou o modo de fazer carnaval — a Alunos do Samba é, senão a única, umas das poucas representações culturais de Conselheiro”, pontuou Felipe.

Samba-enredo 2016
Autores: Wilson Bizzar e Evandro Malandro
Produção Musical: Niu Souza e Léo do Cavaco

Bem-aventurados os que são felizes
De azul e branco,
Meu canto ecoou por toda cidade
Eu quero ver sempre um sorriso,
Estampado no rosto com dignidade
Pois temos um poder maior,
Guiando a luz na escuridão
Me deixa ver toda alegria
Que mora em seu coração
Finalmente encontrei a paz!
Sou Alunos do Samba de raiz,
Meu grito vem pra revelar,
Eu sou feliz!
A fé eleva minha alma
Conduz a esperança ao meu caminhar,
Divina inocência da criança,
Que a magia de um sonho
Está no brilho do olhar,
E se eu chorar não será de tristeza
Esse sentimento não dá pra explicar,
São 70 anos, tem que respeitar!
É claro que amor é a cura da dor,
Aliado da simplicidade,
Bem-aventurados são aqueles
Que gozam da felicidade!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Alunos do Samba | alunão | carnaval 2016 | bem-aventurados | felizes
Publicidade