Candido Mendes promove palestra do cientista político Jairo Nicolau

Livro recém-lançado do friburguense foi citado nas colunas de Fernando Henrique e Miriam Leitão
terça-feira, 04 de abril de 2017
por Ana Borges
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A citação e recomendação do recém-lançado livro do cientista político Jairo Nicolau — Representantes de quem? Os (des)caminhos do seu voto da urna à Câmara dos Deputados — pelo ex-presidente Fernando Henrique e pela jornalista Miriam Leitão em suas colunas na edição do último domingo em O Globo são uma clara demonstração da relevância do pensamento, avaliação e texto do professor e escritor sobre o delicado e tenso momento político vivido pelos brasileiros.

Friburguense e ex-aluno do Colégio Anchieta, Jairo Nicolau frequentemente vem à cidade, para palestras como a que fez na noite de segunda-feira, 3, para alunos, professores e convidados na Universidade Candido Mendes, a convite dos professores Tânia Trilha e Marcelo Verly, e do diretor da Ucam, Roosevelt Concy.

Mestre em política brasileira desde o começo dos anos 1980, em entrevista concedida a este jornal, em janeiro deste ano, Jairo Nicolau disse que percebeu uma drástica mudança de qualidade dos representantes. “Se compararmos a Câmara dos Deputados eleita em 1986 (que redigiu a Constituição de 1988) com a atual, veremos que a qualidade desabou. Por alguma razão, os quadros de destaque na universidade, na burocracia e no setor privado não querem ir para a política. Espero que depois das cassações e afastamentos que ocorrerão nesta legislatura, tenhamos uma renovação de qualidade em 2018”, comentou, então.

No decurso de mais de uma hora, o professor abordou o conteúdo de “Representantes de quem?” e respondeu questões levantadas pelo público presente, como “enigmas do sistema eleitoral brasileiro” e impeachment de Dilma Rousseff, reformas no Congresso, Eduardo Cunha, entre outras. Para ele, a ideia de fundo é que algumas regras em vigor “adulteram a vontade do eleitor”. E, “conhecer essas regras me parece fundamental para fazermos escolhas melhores, bem como para substituí-las por outras. Afinal, como falar em reforma política se nem entendemos o que queremos melhorar?”.

Na próxima edição de sábado, A VOZ DA SERRA publica matéria completa sobre o encontro do cientista político com seu público em Nova Friburgo.

Foto da galeria
(Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Personalidades friburguenses
Publicidade