Campanha Hepatite Zero prossegue até sexta-feira

Ambulatório Bento XVI e a Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo oferecem testagem gratuita
terça-feira, 26 de julho de 2016
por Flávia Namen
Simples e rápido, o teste diagnostica a presença do vírus da hepatite. A iniciativa visa evitar que a doença acarrete danos ao fígado (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Simples e rápido, o teste diagnostica a presença do vírus da hepatite. A iniciativa visa evitar que a doença acarrete danos ao fígado (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Diagnosticar a presença do vírus da hepatite para evitar que a doença acarrete danos ao fígado. Essa é a principal proposta da campanha Hepatite Zero, mobilização mundial promovida pelo Rotary Internacional ao longo desta semana que oferece testagem rápida e gratuita para a hepatite. Em Nova Friburgo, a ação está atraindo muita gente ao Ambulatório Bento XVI e à Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), onde a testagem vem sendo feita desde a última segunda-feira, 25. 

O público-alvo da campanha são homens e mulheres acima de 40 anos e pessoas de qualquer idade que tenham tatuagem. Isso porque as hepatites B e C são transmitidas pelo sangue contaminado, o que pode ocorrer com o uso de material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, conforme destaca a campanha, também podem ter adquirido hepatite C. 

Aberta na última segunda-feira, 25, a ação está contando com uma boa adesão dos friburguenses, como destaca a coordenadora do Ambulatório Bento XVI, Ana Carolina de Souza. “A procura está sendo grande e acredito que isso se deve à ampla divulgação que está sendo feita pelo Rotary e os órgãos de imprensa”, diz ela. Ana ressalta que, paralelamente a essa campanha, o ambulatório também oferece testes gratuitos para detecção do vírus HIV todas as quintas à tarde. 

Na manhã de terça-feira, 25, segundo dia da campanha, um número significativo de pessoas aguardava a testagem na sala de espera do ambulatório. A maioria era de homens na faixa dos 50 anos, que integram o público-alvo da ação. “A procura está grande e acredito que até sexta-feira o movimento aumente ainda mais. Estamos fazendo testes para a hepatite C e a B, quando conseguimos tirar um pouco mais de sangue do dedo. Nos casos em que não é possível, estamos aconselhando as pessoas a se dirigiram ao posto de saúde do Suspiro, onde há testagem rápida para as hepatites, sífilis e HIV”, explica o psicólogo Nilo Dutra.

A dona de casa Ione Vertuler aproveitou a realização da campanha na cidade para fazer o teste. “Há muitos anos quis fazer o teste e não consegui. Agora soube dessa oportunidade e decidi vir. É a primeira vez que faço o teste, que é rápido e não dói. Acho um cuidado importante com a nossa saúde”, observou ela, que é moradora da Vila Amélia.

Vale destacar que a campanha prossegue até esta sexta-feira, 29, e conta com o apoio do Programa Municipal DST e Hepatite Virais, da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite e dos Rotary Clubs de Nova Friburgo. Os testes podem ser feitos das 8h às 17h na sede do ambulatório Bento XVI (Augusto Spinelli, 75, Centro) e na Adinf (Rua Maximiliam Falck, próximo à fábrica Ypu).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade