Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta

Saiba quais postos estarão funcionando e os horários
sexta-feira, 09 de junho de 2017
por Alerrandre Barros
Vacinação contra a gripe em Nova Friburgo: esta sexta é o último dia (Foto: Carlos Mafort)
Vacinação contra a gripe em Nova Friburgo: esta sexta é o último dia (Foto: Carlos Mafort)

Nesta sexta-feira, 9, termina a campanha de vacinação em todo o país contra a gripe, que esta semana foi estendida para toda a população devido à baixa adesão do público-alvo. Em Nova Friburgo, as doses estão disponíveis nos postos de saúde do Suspiro e de Olaria, das 8h às 17h; em Conselheiro Paulino, das 9h às 16h; e no Cordoeira, das 13h às 17h.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a gripe e é fundamental que as crianças sejam protegidas antes da chegada do inverno e a queda da temperatura. As crianças estão entre os grupos mais suscetíveis às complicações que a doença pode causar. Apesar de simples, a gripe pode evoluir para casos graves, é preciso que as famílias tenham consciência da importância deste ato de proteção”, disse o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Um homem morreu na última segunda-feira, 16, em um hospital particular de Nova Friburgo, com sintomas de H1N1, a gripe suína. A suspeita, no entanto, não foi confirmada porque a unidade de saúde não fez coleta para o exame que especificaria o agente causador da doença. Segundo a Subsecretaria municipal de Vigilância em Saúde, a causa da morte foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“A coleta para exame deve ser feita no local onde o paciente é atendido, e o referido atendimento foi feito em hospital privado. Portanto, a obrigação é dele de coletar esse material, mas como isso não foi feito, para fins epidemiológicos não há como confirmar se o paciente foi vítima de H1N1”, diz a nota da Vigilância em Saúde.

A VOZ DA SERRA perguntou à Secretaria municipal de Saúde se foi feita alguma cobrança ao hospital, já que é obrigação da unidade fazer a coleta para notificação dos órgãos públicos de saúde. “O hospital é privado, tem equipe médica e deve saber o que faz. Este caso não é responsabilidade da Vigilância Municipal”. A identidade da vítima e o nome hospital onde ele foi atendido não foram divulgados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | gripe | vacina | vacinação
Publicidade