Campanha de vacinação contra gripe já começou em Nova Friburgo

Meta do Ministério da Saúde para o município é imunizar 47 mil pessoas
segunda-feira, 04 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Na parte da manhã desta segunda, 4, cerca de 140 idosos  foram imunizados no Posto Sylvio Henrique Braune (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
Na parte da manhã desta segunda, 4, cerca de 140 idosos foram imunizados no Posto Sylvio Henrique Braune (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

Começou nesta segunda-feira, 4, mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Com o slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”, o governo disponibilizou este ano 54 milhões de doses para imunizar os 49,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário. Assim como nos últimos anos, a meta do Ministério da Saúde é garantir a vacinação de ao menos 80% do público-alvo — 39,7 milhões de pessoas — até o dia 22 deste mês, quando termina a campanha. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo ministério.

Em Nova Friburgo, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 47 mil pessoas. Até a manhã desta segunda, cerca de 140 idosos e 30 crianças foram imunizadas no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Apesar de ainda não ter alcançado a expectativa diária, para a enfermeira-chefe da unidade, Ana Paula Albertini, a baixa adesão é comum nos primeiros dias de campanha. “O movimento nos postos costuma ser maior depois do ‘dia D’ da campanha, quando a divulgação é mais intensa. Sem contar que muitos ainda têm o costume de deixar para se imunizar na última hora.” 

Judite Pita Pereira Branco, de 85 anos, está na lista dos idosos que aproveitam para se imunizar logo no primeiro dia da campanha. “Gosto de vir logo porque quase não encontro filas. Além disso, o frio já está chegando, não tem como esperar a gripe chegar também”, conta ela, acompanhada da filha, Sônia Branco, 60 anos, que também aproveitou para se vacinar: “Desde que começou a se imunizar, minha mãe está mais resistente à gripe. Hoje, aproveitei para participar da vacinação também. Acho muito importante”, afirma Sônia. Girlane Alves Oliveira, de 26 anos, está no quarto mês de gestação de seu primeiro bebê e também aproveitou logo o primeiro dia de campanha: “Resolvi vir no primeiro dia porque acho extremamente importante a imunização tanto para mim quanto para o meu bebê. Nossa saúde em primeiro lugar”, conclui Girlane. 

Uma novidade para este ano, de acordo com a coordenadora de imunização do município, Ana Paula Lessa, foi realizar o primeiro dia de campanha também no Centro de Convivência do Clube do Xadrez: “Nosso objetivo é imunizar o maior número de pessoas dentro do grupo prioritário, para isso tentamos ir onde o público-alvo se concentra. No caso do Centro de Conivência, a estratégia foi a de imunizar os idosos, que já frequentam o espaço rotineiramente, no intervalo das atividades. Só na parte da manhã desta segunda foram mais de cem idosos vacinados”, explica Ana Paula. 

Fazem parte do público-alvo da campanha crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

A vacinação está disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde e Programas de Saúde da Família. Para receber a dose é preciso levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Além de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina para pessoas com doenças crônicas. A dose protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha. O “dia D” da campanha, dia nacional de mobilização, é o próximo sábado, 9, em todas as unidades de saúde.

  • Campanha pretende imunizar 47 mil pessoas no município até o dia 22 de maio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Campanha pretende imunizar 47 mil pessoas no município até o dia 22 de maio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Na parte da manhã desta segunda, 4, cerca de 140 idosos  foram imunizados no Posto Sylvio Henrique Braune (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Na parte da manhã desta segunda, 4, cerca de 140 idosos foram imunizados no Posto Sylvio Henrique Braune (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Campanha pretende imunizar 47 mil pessoas no município até o dia 22 de maio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Campanha pretende imunizar 47 mil pessoas no município até o dia 22 de maio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: gripe | vacinação | vacina | saúde | Nova Friburgo | influenza | doença | enfermidade
Publicidade