Caminhos da Serra realiza 1° encontro do ano em Macuco

Grupo é formado por 11 municípios da região e trabalha pelo Turismo
segunda-feira, 04 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Caminhos da Serra realiza 1° encontro do ano em Macuco
Caminhos da Serra realiza 1° encontro do ano em Macuco

 

O Conselho Regional de Turismo Caminhos da Serra realizou no dia 28 de fevereiro a primeira reunião do ano, no Macuco Rural Park. O encontro contou pela primeira vez com a presença do vice-presidente da TurisRio, Nauro Grehs, além de representantes de 10 dos 11 municípios componentes do grupo. As reuniões acontecem mensalmente para discutir ações para o desenvolvimento e divulgação do turismo da região de forma conjunta. A próxima será dia 20 de março, no Carmo.

O presidente do Conselho e secretário de Turismo de Bom Jardim, Décio Freire, iniciou a reunião ressaltando a importância dos encontros e união do grupo, pois segundo ele desta forma têm conseguido avançar no setor. “Estamos conseguindo com o Caminhos da Serra dar os primeiros passos para desenvolver nosso setor e se ficarmos juntos tenho certeza que será menos difícil”, disse.

Na ocasião o vice-presidente da TurisRio, Nauro Grehs, ressaltou a importância da união do grupo para buscar recursos, pois o próprio ministério trabalha com regionalização. Além da apresentação por cada secretaria de projetos para seus municípios e que assim ele fará a ponte com o governo. “Minha função hoje é levar os anseios de vocês e assim buscar os recursos necessários, mas para isso precisam trazer projetos também. Vou tentar para vocês material gráfico de divulgação sem custo”, comentou. 

Outro assunto debatido foi a manutenção do site, onde constam detalhes de cada cidade, com galeria de fotos, informações úteis para os turistas, além das dicas dos pontos a serem visitados. “Não podemos deixar o site morrer, ele é um grande cartão de visita pra nós”, disse Décio Freire.

A gestora de Turismo da Região Serrana do Sebrae, Márcia Bittencourt, que também participou da reunião, esclareceu dúvidas dos secretários a respeito da hospedagem do site, já que o grupo conta com a ajuda da instituição. “Este ano novamente precisaremos que os municípios ajudem a manter o site, além das informações, o custo da hospedagem será dividido, ou seja, cada mês um município paga. Somente durante o carnaval o site teve mais de 12 mil acessos, então o valor a ser pago é bem pequeno, considerando o custo-benefício. Qualquer dúvida sobre como encaminhar o pagamento, nós do Sebrae estamos a disposição para auxiliar”, esclareceu.

Em 2012 foi sorteada para uma internauta que acessava o site uma cesta de produtos típicos de cada cidade e para este ano quem navegar no site também poderá participar.

Os secretários presentes falaram de algumas dificuldades de seus municípios, trocaram experiências e principalmente a vontade de conseguir implantar projetos que explorem as potencialidades, além da realização do calendário de festas. O diretor de Macuco, Beto Lattanzi, aproveitou o assunto e mencionou a participação de algumas secretarias de Turismo no Salão de Turismo, evento realizado anualmente no Rio de Janeiro.

“As festas são necessárias sim, nós mesmos em Macuco focaremos bastante na nossa festa religiosa de São João, que será tombada patrimônio cultural, porém precisamos investir em outras potencialidades. Tem sido ótima nossa participação no Salão no Rio, ano passado levamos alguns trabalhos de Macuco e imediatamente cada artesão recebeu encomendas, foi um sucesso, fora os contatos que conseguimos fazer lá. Eu indico aos que não foram que participem este ano, em maio, o retorno é imediato”, afirmou o anfitrião, agradecendo a presença de todos e dando boas-vindas aos novos secretários.

Beto Lattanzi aproveitou a presença de Nauro Grehs e entregou a ele três projetos com arquitetura de melhorias para o setor em Macuco, segundo ele. O grupo Caminhos da Serra é composto por Macuco, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Carmos, Duas Barras, Sumidouro e Conceição de Macabu. Este último não participou na ocasião. 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade