Câmera de monitoramento de Duas Pedras é reativada

Unidades de Conselheiro Paulino permanecem em manutenção
quarta-feira, 23 de agosto de 2017
por Karine Knust
O sistema de monitoramento do programa Cidade Inteligente (Arquivo AVS)
O sistema de monitoramento do programa Cidade Inteligente (Arquivo AVS)

Desde a semana passada, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação começou um esquema de manutenção de algumas das câmeras de monitoramento que integram o Programa Cidade Inteligente. A rede do bairro de Duas Pedras foi a primeira a receber reparos. Após dias sem funcionar, a câmera da localidade foi reativada no último fim de semana.

As próximas unidades a receber manutenção são as instaladas no distrito de Conselheiro Paulino. De acordo com a pasta, as câmeras do bairro estão fora de uso porque tiveram o cabeamento rompido durante a execução das obras, pelo governo do estado, no Rio Bengalas. “Agora, através do alinhamento de parcerias, a secretaria trabalha para colocá-las ativas, com a substituição das fibras”, informou em nota. A secretaria não esclareceu, no entanto, desde quando os aparelhos estão sem funcionar e nem qual é a previsão para a conclusão do conserto.

A operação de manutenção e reforma da rede contou com o apoio de uma empresa de rede privada e agentes da Secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.

O Programa Cidade Inteligente consiste em uma rede de monitoramento urbano que tem como propósito a redução dos índices de criminalidade e infrações de trânsito no município. Apesar do projeto inicial, criado em 2015, prever a instalação de 50 unidades, até agora, a estrutura conta com 32 câmeras de alta precisão, sendo 16 fixas e 16 do tipo speed dome (com rotatividade de 360°) que somam 25,5 km de rede de fibra óptica. Segundo o município, o monitoramento se dá 24 horas por dia, sete dias por semana, de dentro da Central de Operações, que recebe imagens de todos os pontos contemplados pelas câmeras.

Na sede da Central de Operações ficam alocados funcionários das secretarias de Ciência e Tecnologia e Mobilidade Urbana, além de um policial militar. E, em situações pontuais, em que se faz necessário, podem ser acionados ainda representantes da secretaria de Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de outras instituições.

Redes sociais

Há pelo menos três meses, a Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia resolveu estreitar os laços com a população ao disponibilizar imagens captadas pelas câmeras em uma página no Facebook. Na plataforma online “Nova Friburgo Cidade Inteligente”, a população pode ter acesso a vídeos do trânsito em vários pontos da cidade.

No entanto, enquanto o Facebook recebe atualizações diárias sobre o monitoramento das câmeras, o aplicativo do programa para smartphones, criado em 2015, permanece desatualizado. Na tela inicial do app, a última informação postada foi em junho deste ano; no aviso a pasta afirma que “está testando o aplicativo e em breve estará pronto para lhe atender”. Além de divulgar notas sobre a situação do trânsito na cidade, a plataforma permitia que o usuário registrasse ocorrências como alagamento, bueiro entupido, descarte irregular de entulho, iluminação pública, queda de barreira, foco de mosquito Aedes aegypti, entre outros.   

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura nesta terça-feira, 22, para obter mais informações sobre o sistema e a atualização do aplicativo, mas a Secretaria de Comunicação afirmou que a pasta deve se pronunciar nesta quarta-feira, 23.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade