Câmara friburguense presta solidariedade a Bruxelas

Plenário fez um minuto de silêncio para as vítimas do atentado terrorista
quarta-feira, 23 de março de 2016
por Ivan Correia
Plenário da Câmara durante o minuto de silêncio para as vítimas do atentado ocorrido em Bruxelas (Foto: Ivan Correia)
Plenário da Câmara durante o minuto de silêncio para as vítimas do atentado ocorrido em Bruxelas (Foto: Ivan Correia)

No início da sessão ordinária da Câmara na última terça-feira, 22, horas depois do atentado terrorista à cidade de Bruxelas, o vereador Renato Abi-Ramia pediu a palavra e solicitou ao plenário um minuto de silêncio para os 31 mortos no atentado.

Bruxelas é considerada um dos grandes centros políticos do planeta, com sedes das principais instituições da União Europeia, além da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Foram dois os ataques realizados na capital da Bélgica, também considerada como capital de facto da União Europeia (a UE não tem uma capital oficial declarada). O primeiro atentado aconteceu por volta das 8h no Aeroporto Internacional de Zaventem, com duas fortes explosões dentro do saguão do aeroporto. Uma hora depois, por volta das 9h10, outra bomba explode, desta vez dentro de um vagão de metrô que deixava a estação de Maelbeek.

Durante todo o dia a cidade ficou sitiada, com o tráfego aéreo desviado para outros aeroportos e linhas ferroviárias bloqueadas. As autoridades belgas elevaram o nível de alerta ao seu grau máximo.

Algumas horas depois das explosões, o grupo terrorista conhecido como Estado Islâmico (Isis, na sigla em inglês) assumiu a autoria do atentado. O grupo ocupa hoje algumas regiões da Síria e do Iraque, sendo composto majoritariamente de muçulmanos sunitas. As estimativas apontam um total aproximado de 80 mil membros (50 mil na Síria e 30 mil no Iraque), sob a liderança de Abu Bakr al-Baghdadi. O principal objetivo do grupo se assemelha ao de grupos como a Al-Qaeda: estabelecer um califado para governar todos os muçulmanos.

O vereador Renato Abi-Ramia conversou com A VOZ DA SERRA e expressou seu repúdio: “Não existe causa que justifique utilizar o terror como arma. O terrorismo tem que ser banido do mundo. Eu lamento profundamente pelo povo belga”.Foto: Twitter

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Câmara Municipal de Nova Friburgo | Atentado em Bruxelas
Publicidade