Cai temporal e meteorologia prevê mais uma semana de chuvas

Sol na manhã de sábado durou pouco tempo. Dezembro começa com tempo instável em Friburgo
sábado, 02 de dezembro de 2017
por Karine Knust
Foto de capa
Chuva no chafariz da Praça (Foto: Henrique Pinheiro)

O sol que apareceu na manhã deste sábado, 2, não durou muito. No início da tarde uma forte chuva desanimou quem apostava numa mudança no tempo.

Um dos meses mais quentes do ano começou às avessas e os friburguenses precisaram trocar as camisetas comuns para a época pelos casacos de inverno. Nesta sexta-feira, 1, o dia foi chuvoso e ficou completamente coberto por nuvens desde o início da manhã, com temperaturas variando entre 13 a 19 graus.

E o mês do Natal deve permanecer com chuvas, pelo menos, até a próxima semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sábado, 2, será de céu encoberto com pancadas de chuva pela manhã e tarde e temperaturas variando entre os 14 a 23 graus. No domingo, 3, o sol deve aparecer, mas ainda assim, há previsão de chuvas para o período da tarde e noite, com temperaturas entre 15 e 18 graus.

Na segunda-feira, 4 há previsão é de céu parcialmente encoberto também com pancadas de chuva durante à tarde e à noite. Neste dia, as temperaturas devem variar entre 14 e 23 graus. Já na terça-feira, 5, a chuva não deve dar trégua. De acordo com a previsão, a precipitação ainda deve vir acompanhada de forte trovoadas. As temperaturas neste dia devem girar em torno dos 19 graus.

A sensação de que estamos na época de temperaturas mais altas só deve começar na próxima quinta-feira, 7, quando a previsão é de termômetros marcando entre 27 graus. A chuva, porém, só deve parar, de fato, na segunda-feira, 11 de dezembro.

Alerta

Nesta sexta-feira, 1º, o Inmet chegou a emitir alerta em seu site oficial sobre o acumulado de chuvas no período. De acordo com o aviso, a precipitação deve chegar a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia no estado. “Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, alerta em nota.

O órgão ainda instrui que os moradores evitem enfrentar o mau tempo; observem alteração nas encostas; se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Em casos de risco, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Em Nova Friburgo, a Secretaria municipal de Defesa Civil tem orientado a população sobre a disponibilidade do serviço de alertas gratuito via celular. O objetivo do serviço é deixar a população informada sobre a real situação das chuvas na cidade, independente da localidade em que mora.

Normalmente, o sistema envia quatro tipos de mensagem (normalidade, atenção, alerta e alerta máximo), de acordo com o nível de risco para queda de barreiras e enchentes. Os interessados em receber informativos da Defesa Civil podem se cadastrar pelo site www.alertaviacelular.com.br. Para quem não possui acesso à internet, o cadastro pode ser feito diretamente na própria Defesa Civil, que funciona ao lado da prefeitura (antiga Rodoviária Leopoldina). O cadastramento está disponível para quem possui celular da operadora Vivo.

 

LEIA MAIS

Música na rua, exposição e show no Teatro Municipal encerram evento

Nova Friburgo fica gelada até o fim de semana, quando as temperaturas devem subir, prevê Climatempo

Meteorologia prevê e acerta mudança do tempo, com queda drástica de temperaturas

Publicidade
TAGS: Clima