Cadastro Ambiental Rural terá mutirão em Macaé de Cima

domingo, 25 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Na próxima quinta-feira, 29, a partir das 18h, será realizado mutirão para execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) — registro eletrônico das informações dos imóveis rurais — para os proprietários e posseiros de imóveis rurais com até 40 hectares (quatro módulos fiscais) da localidade de Macaé de Cima. A equipe do CAR presta o atendimento no Centro Cultural Santo Antônio de Macaé de Cima.

A proposta do mutirão surgiu a partir de uma reunião de apresentação do CAR realizada na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Macaé de Cima e Córrego do Macuco em 2014. A partir daí foi firmada parceria das facilitadoras do CAR, a engenheira agrônoma Taila Guimarães e a gestora ambiental Sabrina Christina, do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) junto à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Macaé de Cima e Córrego do Macuco. 

O objetivo desse mutirão é facilitar a execução do CAR e organizar os proprietários para a regularização ambiental de suas áreas. O mutirão terá três etapas: a primeira será a organização da documentação dos proprietários e sua divisão em grupos, de acordo com suas localidades; a segunda será a visita às localidades para georreferenciamento das áreas; e a terceira será a elaboração do desenho das áreas, através de imagens de satélite, com objetivo de integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, tais como nascentes, rios, remanescentes de vegetação, áreas de pousio, áreas de preservação permanentes (APPs) e proposta da reserva legal.

A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais, independente do seu tamanho. As vantagens do cadastro contemplam a comprovação ambiental do imóvel, segurança jurídica ao produtor rural, acesso ao crédito agrícola, planejamento do imóvel, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de cotas de reserva ambiental (CRA) e possibilidades de suspensão de sanções e de manter ou conquistar certificações ambientais de mercado.

Os proprietários e possuidores de imóveis rurais acima de 40 hectares devem acessar o site www.car.gov.br. Mais informações pelo e-mail car.cbhmacae@gmail.com ou pelo telefone (22) 2542-9530, ou pessoalmente na Rua Moacir Kennico Brust, 11, Lumiar, escritório da APA Estadual Macaé de Cima. 

LEIA MAIS

Homens detidos estavam limpando área de proteção ambiental perto do parque em Conquista

Ideia é acelerar reflorestamento após queimada. População será convocada a produzir as “bombas”

Confira a coluna semanal de Renata de Rivera, do Meu Bairro Sustentável

Publicidade
Agora Faz