Cadastro Ambiental Rural terá mutirão em Macaé de Cima

domingo, 25 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Na próxima quinta-feira, 29, a partir das 18h, será realizado mutirão para execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) — registro eletrônico das informações dos imóveis rurais — para os proprietários e posseiros de imóveis rurais com até 40 hectares (quatro módulos fiscais) da localidade de Macaé de Cima. A equipe do CAR presta o atendimento no Centro Cultural Santo Antônio de Macaé de Cima.

A proposta do mutirão surgiu a partir de uma reunião de apresentação do CAR realizada na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Macaé de Cima e Córrego do Macuco em 2014. A partir daí foi firmada parceria das facilitadoras do CAR, a engenheira agrônoma Taila Guimarães e a gestora ambiental Sabrina Christina, do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) junto à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Macaé de Cima e Córrego do Macuco. 

O objetivo desse mutirão é facilitar a execução do CAR e organizar os proprietários para a regularização ambiental de suas áreas. O mutirão terá três etapas: a primeira será a organização da documentação dos proprietários e sua divisão em grupos, de acordo com suas localidades; a segunda será a visita às localidades para georreferenciamento das áreas; e a terceira será a elaboração do desenho das áreas, através de imagens de satélite, com objetivo de integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, tais como nascentes, rios, remanescentes de vegetação, áreas de pousio, áreas de preservação permanentes (APPs) e proposta da reserva legal.

A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais, independente do seu tamanho. As vantagens do cadastro contemplam a comprovação ambiental do imóvel, segurança jurídica ao produtor rural, acesso ao crédito agrícola, planejamento do imóvel, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de cotas de reserva ambiental (CRA) e possibilidades de suspensão de sanções e de manter ou conquistar certificações ambientais de mercado.

Os proprietários e possuidores de imóveis rurais acima de 40 hectares devem acessar o site www.car.gov.br. Mais informações pelo e-mail car.cbhmacae@gmail.com ou pelo telefone (22) 2542-9530, ou pessoalmente na Rua Moacir Kennico Brust, 11, Lumiar, escritório da APA Estadual Macaé de Cima. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: rural | Meio Ambiente
Publicidade