Busca por presentes para o Dia das Crianças deve movimentar o comércio

Apesar da crise, comerciantes esperam aumento nas vendas com aproximação da data
sexta-feira, 07 de outubro de 2016
por Dayane Emrich
Entre os brinquedos tradicionais, os mais procurados são as bonecas, carinhos, super-heróis, patinetes, patins, skates e bolas (foto: Henrique Pinheiro)
Entre os brinquedos tradicionais, os mais procurados são as bonecas, carinhos, super-heróis, patinetes, patins, skates e bolas (foto: Henrique Pinheiro)

Se as lojas de brinquedos e eletrônicos estiveram vazias durante os últimos dias, este sábado, 8, e o início da próxima semana prometem ser diferentes. Isso porque os consumidores de Nova Friburgo que desejam presentear a garotada no Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira, 12, devem ir às compras.

De acordo com o gerente de uma loja de brinquedos no Centro, Heloan Martins, apesar da crise, a expectativa é de um aumento de 40% nas vendas nas vésperas do dia das crianças. “O movimento ainda está baixo, mas estamos otimistas que nos próximos dias muita gente saia em busca dos presentes para as crianças. O brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora e com o friburguense não é diferente”, disse ele, acrescentando que entre os brinquedos mais procurados estão as tradicionais bonecas para as meninas e os carrinhos e super-heróis para os meninos, além dos patinetes, patins, skates e bolas. 

A vendedora de uma loja de eletrônicos no centro da cidade, Cristiana Madureira, também acredita em uma melhora nas vendas com a aproximação do dia das crianças. “Por enquanto estamos vendendo pouco. Mas acho que este sábado, 8, e a próxima terça-feira, 11, devem ser mais movimentados”, conta. Segundo ela, o setor de eletrônicos vem crescendo na preferência dos pequenos. “Hoje em dia as crianças, a partir dos 8 anos de idade, já não ligam tanto para brinquedos. Aqui na loja o que mais vende são os tablets, câmeras fotográficas, itens como caixinhas de música e, claro, os celulares”, conta.

Embora os lojistas estejam otimistas, o presidente da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, afirma que não existe projeção de vendas para o Dia das Crianças, diante das muitas dificuldades que o comércio enfrenta este ano, decorrentes da instabilidade na economia do país. No entanto, ele espera que o movimento nas lojas da cidade aumente, a exemplo do que acontece nos períodos próximos a datas importantes como os dias das mães, dos namorados, dos pais e o Natal.

“Nessas épocas, o volume de vendas sempre cresce. Então, acreditamos que isso vai se repetir agora. O Dia das Crianças é um pouco diferente porque o consumidor fica mais focado num segmento específico, o de brinquedos, enquanto as demais datas mexem com setores mais variados”, explica ele.

A professora Ana Paula Pinheiro, de 38 anos, mãe de dois meninos, Lucas de 6, e Matheus, de 12 anos, já pesquisa os preços. “Eu estou dando uma olhada. Mas ainda não sei o que comprar. O mais velho quer um celular, que foge muito do meu orçamento, e o pequeno quer um boneco específico, mas que também não é nada barato. Acho que vou ter que buscar uma alternativa”, disse, rindo. 
Quem também pretende comprar, mas sem se endividar é a manicure Carolina Mota, de 26 anos. “Quero presentear meus dois sobrinhos, mas não quero gastar mais que R$ 100. Vou ter que pechinchar bastante”, exclamou. 

Ainda conforme a CDL, as lojas — que já estavam autorizadas a funcionar em horário estendido até o próximo dia 11 — também estão permitidas a abrir até às 22h no feriado de Nossa Senhora Aparecida. A concessão consta na convenção coletiva firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: economia | comércio
Publicidade