Burger Revolution: Friburgo na rota do rock

Evento simultâneo mundial que será realizado em março terá edição em Nova Friburgo
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
por Ana Blue
Hell Oh! (Foto: Divulgação)
Hell Oh! (Foto: Divulgação)

Antes de mais nada, guarde a data: 5 de março de 2016. Neste dia, no motoclube de Duas Pedras, Nova Friburgo vai viver um evento mundial.

A história é assim. Dois caras se conhecem no ensino médio e ficam amigos. Os dois loucões, os dois roqueiros, apaixonados por cassetes, vinis, fanzines e afins. Década de 90. Aliás, quanta gente não se reconhece nessa narrativa?

É nesse contexto que Sean Bohrman e Lee Rickard lançam a banda power pop The Makeout Party — identificada por um logotipo de um hamburguer que Rickard tinha desenhado num dia entediante de trabalho — em Fullerton, Califórnia, nos anos 90. O grupo produz nos próximos anos sete vinis sob o selo Burger Records. E não só a Makeout.

Os dois passam a procurar nas garagens, nos estacionamentos, nas portas de shows outros tantos Seans e Lees ávidos por rock e que busquem registrar seu trabalho em cassete, num trampo tão artesanal e caseiro quanto possível. Várias bandas de rock de garagem se juntam ao Burger. Bohrman abre, em 2009, uma loja de discos, que vende de vinis a quadrinhos de artistas locais. Agora, a Burger já é um selo, uma gravadora e uma loja onde toda essa gente maravilhosa se encontra. Uma revolução de pequenos grupos. Hoje já são mais de 500 lançamentos pelo selo Burger.

Com isso, começam a rolar os festivais independentes, as festas. O Burger deixa de ser só uma ideia ou um espaço físico para se tornar uma concepção de arte. As apresentações ganham nome, peso, começam a acontecer simultaneamente em vários lugares dos Estados Unidos. Depois se espalham para o mundo. Paris, Estocolmo, Milão, Melbourne, Tel Aviv. Como no Clube da Luta, todo o mundo ecoando uma voz única. Assim é o Burger Revolution, uma revolução dos pequenos.

FriBurger Revolution, let’s go

Este ano rola a 4ª edição do evento, mas Friburgo pulou de cabeça dessa vez — um dos três lugares a sediar o encontro no Brasil.As bandas Hell Oh! (friburguense, rock and roll) e Beach Combers (surf music, Rio de Janeiro) se juntam ao coro mundial, num mega evento que vai contar ainda com os DJs Radio Vitrola e Aline Nabisi. “O que vale é conectar Friburgo com uma cena mundial”, diz Maycon Rocha, da Hell Oh!.

Burger Revolution
5 de março de 2016
Motoclube de Duas Pedras
(ao lado da rodoviária norte)

Hell Oh!, Beach Combers
DJs Radio Vitrola e Aline Nabisi
R$ 10
18 anos

Foto da galeria
Beach Combers (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música
Publicidade