Braunes: tranquilidade ameaçada por problemas urbanos

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
por Henrique Amorim
Braunes: tranquilidade ameaçada por problemas urbanos
Braunes: tranquilidade ameaçada por problemas urbanos

A cinco minutos do Centro, o bairro Braunes é tido como um orgulho para muitos dos seus moradores. A proximidade do principal polo comercial e a tranquilidade são verdadeiros privilégios, mas parte do bairro já começa a sofrer as consequências inevitáveis do acelerado e desordenado crescimento do município. Algumas de suas ruas já enfrentam problemas urbanos como o excesso de veículos em circulação gerando retenções e dificuldades para estacionar, como a Rua Sara Braune, onde, embora já tenham sido instaladas placas proibitivas de estacionamento no sentido de subida, o desrespeito pode ser facilmente flagrado diariamente. Para piorar a situação, a via é de mão dupla e com maior fluxo de veículos nos horários de entrada e saída dos alunos da universidade Estácio de Sá. Em alguns trechos, só há espaço para a passagem de um veículo por vez.

"Não sei como ainda não ocorreu um acidente aqui. Ninguém respeita a sinalização e estaciona ao longo de toda a rua. Quando cruzam dois caminhões é uma dificuldade para passar. Até há algum tempo o trânsito por aqui era bem menos intenso. E nem sempre tem repressão”, revela Augusto Adriano Souza, 34 anos, que passa sempre por ali. Em frente à universidade, na Rua Dr. Barcellos, local também de grande fluxo de veículos, um enorme buraco no calçamento representa um risco para motoristas e pedestres. 

Moradores, alertados pelo perigo sinalizaram a cratera com pedaços de madeira, galhos de árvore e até placas de isopor para chamar a atenção. Quem mora próximo denuncia que o problema já foi comunicado ao poder público e aguarda por uma manutenção urgente. Ainda nas proximidades, um prédio onde funcionava uma lanchonete continua interditado devido ao comprometimento de sua estrutura causando aspecto ruim ao local de grande circulação de universitários. Moradores temem que o imóvel abandonado acabe servindo a práticas ilícitas.    

No entanto, em diversos outros pontos do bairro, novos empreendimentos de classe média surgem demonstrando o fôlego da construção civil em Nova Friburgo. A maioria das novas obras é de condomínios de apartamentos, como na Rua Presidente Arthur Bernardes, o que demonstra a demanda de novos moradores no bairro cercado por muito verde e com vistas dignas de cartões-postais entre as montanhas. Em outras ruas, no entanto, problemas comuns a diversas outras localidades friburguenses também são identificados, como a falta de capina que obriga os pedestres a terem que circular pelas ruas. 

A má conservação do pavimento de diversas ruas também é uma crítica recorrente por lá. "Algumas ruas tiveram o calçamento de paralelepípedos coberto por uma camada fina de asfalto. O tempo passou, o asfalto se desgastou e em seu lugar ficaram os buracos. Agora os motoristas têm que desviar arriscando até atingir algum pedestre nas ruas. Nosso bairro precisa ser incluído na operação tapa-buracos da Prefeitura, que até agora não chegou aqui”, sugere a moradora Ana Lívia de Alencar Ouverney. Outra queixa comum no bairro Braunes é a deficiência na iluminação de diversas ruas. O escadão que liga o bairro ao Cordoeira e é muito utilizado tem uma iluminação bastante precária. Na Rua Visconde de Itaboraí, vergalhões de ferro à mostra nas calçadas e bueiros sufocados por terra e lama representam outros perigos.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: A Voz dos Bairros | Braunes
Publicidade