Bom negócio (para alguns)

terça-feira, 17 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

REPORTAGEM na edição de ontem de A VOZ DA SERRA mostrou um triste espetáculo que derruba a história friburguense tão bem registrada em seus antigos casarões. O que restava do patrimônio arquitetônico da cidade está sendo demolido para dar lugar a estacionamentos de automóveis. Uma triste realidade e uma preocupante constatação – a saturação das ruas com o aumento expressivo de veículos em nossa cidade.

RECLAMAÇÃO constante dos turistas, o estacionamento de veículos no centro da cidade é uma romaria para milhares de motoristas e um privilégio para poucos. Além de disputadas, algumas vagas gratuitas ainda são “privativas”, numa afronta a quem paga impostos e exige um atendimento adequado, justo e sem privilégios.

MAIS QUE prometer a chamada mobilidade urbana que as cidades brasileiras carecem, precisamos combater a dura realidade dos dias atuais, sendo um dos piores exemplos o transporte individual no município. Sobram placas proibitivas e faltam vagas para os milhares de veículos emplacados na cidade e de utros tantos que visitam a cidade.

SEM VAGAS e contando com a vigilância contra infratores, as ruas se transformam num labirinto no qual motoristas não encontram saídas. O jeito, infelizmente, é pagar – e caro – por uma vaga num estacionamento privado.

NÃO RESTA dúvida que o ponto nevrálgico para quem quer vir de carro ao centro da cidade é a procura por vagas. A solução encontrada pelos motoristas para as vagas gratuitas é chegar bem cedo ao Centro, se quiser conseguir um lugar, mesmo sabendo que já encontram as vagas “cativas” de inúmeros comerciantes e moradores de prédios sem garagem, aumentando ainda mais a dificuldade. Moradores e turistas lamentam as dificuldades e pedem há muito tempo a necessária modificação para permitir um livre escoamento do tráfego, mas até agora as autoridades não realizaram mudanças significativas que viessem a favorecer os motoristas. Resultado: um trânsito bagunçado.

OS POLÍTICOS que propuserem alternativas satisfatórias para a mobilidade urbana nas cidades do Estado do Rio sairão na frente. Pelo menos terão a adesão dos motoristas que não suportam mais a indiferença e a falta de providência. Nova Friburgo precisa solucionar, e rapidamente, as antigas reivindicações da população, sendo o trânsito um dos piores nós da gestão municipal. Se não, continuaremos chorando a perda de imóveis de valor artístico e histórico sem um eficiente sistema de transporte público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade