Biblioteca Municipal sedia oficina de poesia e palestra em setembro

Eventos têm entrada franca e acontecem nos dias 13 e 14
terça-feira, 29 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Biblioteca Municipal sedia oficina de poesia e palestra em setembro

Em 13 e 14 de setembro, a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori sediará dois eventos que prometem agradar e muito os amantes da literatura. A programação começa no dia 13, uma quarta-feira, com oficina de tema “Um pingo vira poesia”, da escritora, poetisa e palestrante Débora Moreno. Já no dia seguinte, será a vez da palestra de Leonardo Genesis, com o tema “O excluído não nasce excluído, torna-se excluído”.

A oficina da escritora Débora Moreno começa às 13h e é destinada ao público de todas as idades, com declamação de poesias e contação de histórias, com duração de 40 minutos. A poetisa se apresenta vestida com um manto confeccionado com latinhas e é conhecida por contar sua história de vida de forma emocionante.

Débora Moreno nasceu em Niterói, tem 42 anos, e desde cedo foi incentivada à leitura de livros infantis. Sua mãe, Celina Moreno, friburguense do bairro Olaria, sempre a presenteava com exemplares e em homenagem a ela, a escritora escreveu o livro "1944", de conto e poemas. Débora escreveu o seu primeiro poema aos 7 anos de idade.

    Já na quinta-feira, o evento acontece às 18h. Com base no texto “O existencialismo é um humanismo”, de Jean Paul Sartre, o palestrante Leonardo Genesis propõe uma leitura crítica da peça teatral, também do mesmo autor, “A Prostituta Respeitosa”. O objetivo é provocar uma reflexão sobre a condição do negro e também de minorias na sociedade contemporânea.

No texto citado como ferramenta de provocação, o escritor francês expõe uma defesa de sua filosofia, o existencialismo. Sartre afirma que a existência precede a essência, dessa forma, o autor acaba denunciando toda e qualquer forma de preconceito. Leonardo Genesis é ator e professor, e ao ser convidado para substituir o personagem Fred, no espetáculo “A Prostituta Respeitosa”, trouxe para o processo de ensaio seu conhecimento sobre Sartre.

A oficina de Débora Moreno tem classificação etária livre. Já a palestra de Leonardo Genesis tem classificação de 16 anos. Ambos os eventos têm entrada franca. A biblioteca fica localizada na Rua Farinha Filho, 50, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone (22) 2521-1761.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade