Biblioteca Municipal recebe computadores doados por ONG

A cidade foi selecionada pelo Programa CDI Bibliotecas
quarta-feira, 02 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Biblioteca Municipal recebe computadores doados por ONG

A biblioteca municipal de Nova Friburgo começa a receber esta semana computadores da marca Dell, adquiridos através do Programa CDI Bibliotecas, da organização social Comitê para Democratização da Informática (CDI), destinado às bibliotecas públicas municipais e estaduais localizadas em cidades com, no mínimo, 30 mil habitantes.

Após a inscrição para participação no programa, foram selecionadas 50 bibliotecas no Brasil. No estado do Rio foram duas, entre elas, Nova Friburgo. A próxima etapa, que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo, caberá à capacitação da bibliotecária Marta Lima Soares e demais bibliotecários que tiveram suas bibliotecas premiadas.

As novas aquisições propiciarão a informatização de todo o acervo da biblioteca pública de Nova Friburgo, bem como a capacitação dos servidores. Além disso, materiais como o da Biblioteca Nacional e demais instituições de todo o país estarão disponíveis a quem tiver interesse em conhecer.

Os equipamentos serão entregues na sexta-feira, 4, e, como contrapartida, a biblioteca deverá promover workshops, cursos, e garantir a execução desses projetos promovendo a divulgação entre as comunidades.

O governo municipal, através da Secretaria de Cultura, apoia a iniciativa, lembrando que toda a estrutura da biblioteca está aberta à população, diariamente, inclusive aos sábados, para estudo e demais pesquisas.

A biblioteca passou por reformas e adequação do espaço físico e do acervo, além de ter passado por um trabalho de desfungização e desinfecção. As melhorias físicas e a disponibilização de uso de internet através da parceria com uma empresa da cidade fizeram triplicar o número de usuários desde a reinauguração do espaço.

Hoje, a Biblioteca Pública Municipal conta com espaço físico todo reorganizado, prateleiras bem distribuídas, sala de leitura para crianças e deficientes visuais, pontos de internet inteligente e sala de informática, além de ter se tornado a sede da Secretaria Municipal de Cultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Biblioteca | friburgo | cdi | ONG | computadores
Publicidade