Banda na Praça em Lumiar homenageia A VOZ DA SERRA

Pela segunda vez, a Euterpe Lumiarense precisou tocar fora do coreto da Praça Carlos Maria Marchon, devido ao aumento do número de seus músicos
segunda-feira, 04 de julho de 2016
por Maurício Siaines
O aumento do número de integrantes da banda obrigou-a a se apresentar fora do coreto
O aumento do número de integrantes da banda obrigou-a a se apresentar fora do coreto

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel) promoveu no último sábado, 2, mais uma edição do Programa Banda na Praça, promovido pela Secretaria municipal de Cultura de Nova Friburgo. 

Pela segunda vez, a Euterpe Lumiarense precisou tocar fora do coreto da Praça Carlos Maria Marchon, devido ao aumento do número de seus músicos, além de ter apresentado o violino como mais um recurso musical empregado: o professor André Araújo executou Perhaps Love, de John Denver (1943-1997), acompanhado pela banda, e seus alunos a Ode à Alegria, da 9ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

A apresentação contou ainda com uma reverência especial à memória de Laercio Ventura, patrono e diretor do jornal A VOZ DA SERRA, falecido em 2013. A homenagem foi motivada pelo apoio concedido pelo jornal na gestão de Laercio e agora também com sua filha e seu neto, Adriana e Gabriel Ventura, à Euterpe Lumiarense desde sua reorganização. 

Ainda em agosto de 2009, o jornal apoiou e deu cobertura ao Primeiro Festival Estudantil de Poesias, organizado pela Euterpe Lumiarense. O fato foi lembrado, no último sábado, por Sandra Castro, ao entregar o troféu Levy Ayres Brust à Gabriel Ventura Braga, vice-diretor de A VOZ DA SERRA.

Depois da apresentação da banda, os Sanfoneiros da Serra fecharam a noite com muita animação. A praça central de Lumiar ficou lotada durante a apresentação da banda e em tudo havia a memória de outras épocas no distrito.
Só não se podia falar em uma festa do interior como as de antigamente pela intensa presença de turistas, porque havia aparelhos de televisão ligados nos bares ao redor e muita gente consultava informações de seus smartphones, tudo atestando que os tempos são outros. 

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, porém, sobrevive, ligando o passado ao presente e tentando contribuir para o futuro com seu trabalho de formação musical. 

 

Foto da galeria
Gabriel Ventura Braga, vice-diretor de A VOZ DA SERRA, recebeu a homenagem da banda ofertada ao jornal por todo o apoio concedido na divulgação de suas atividades e apresentações. Dona Ivone Heiderich, presidente de honra da Euterpe Lumiarense e símbolo da memória da instituição, fez questão de reverenciá-lo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Banda Euterpe Lumiarense
Publicidade